Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

12May/1115

Paquete: O Cruzeiro da Francesinha

francesinha_paquete-300x287

Barça Barça Barça! Gritam os blaugrana...o Barcelona é campeão hoje com um golaço de Keita e mesmo sem vencer, impede que Mourinho se sagre campeão de Espanha como já se esperava. Este começou a ser o apontamento do dia quando chegámos ao conhecido Bairro da Barranha, na Senhora da Hora. Aí, rezavam os nossos leitores, andava à deriva uma Francesinha de comer e chorar por mais. E não é que não se enganaram?

Primeiro o espaço: o ambiente parece o de um bairro social no Porto devidamente adaptado ao século 21. Pequenas casas, pequenas rotinas, pequenas "prisões" em que pessoas humildes fazem o seu dia-a-dia. São apenas vidas. Quando entramos no espaço, remodelado, limpo e com uma decoração agradável e moderna, ficamos surpreendidos. E pela positiva! Quando chegamos à mesa, as entradas já chamavam por nós...um paté de atum e um queijo de cabra faziam as delícias dos habituais comensais enquanto as azeitonas voavam que nem flamingos em tempo de migração para destinos mais quentes. O pedido foi o tradicional por este sítio: francesinha especial com tudo a que temos direito pois, como sabem, não somos pessoas de fácil satisfação ;)

Entre dois dedos de conversa, brincadeiras, políticas e outros trabalhos demais lá fomos aquecendo a mesa para o tópico principal: a Francesinha. Foi com expectativa que aguardámos cerca de 15 minutos que ela chegasse. Já estamos habituados que as princesas nos façam esperar...portanto foi sem surpresa que constatámos o óbvio: valeu a pena. Qual sua majestade que passeia no tapete vermelho para si estendido, a Francesinha chegou à mesa e disse para quem quis ouvir: estou aqui! Aspecto guloso e tamanho generoso, foi um regalo para os olhos ver tamanha iguaria chegar à nossa mesa. Pum! Tiro de Partida, primeira garfada, aspecto caseiro, batatas caseiras, tudo parece muito agradável...será possível? Sim!

O Bife era bastante razoável mas as carnes frescas, em qualidade e quantidade abundante, eram uma delícia. O queijo fazia a sua função e o pão, nada industrial, esticava a francesinha para um tamanho que sem ser enorme, satisfazia qualquer um. O molho era à homem, um pouco picante para o gosto dos demais, mas não em demasia...e passado algumas garfadas, trocámos olhares e percebemos que estávamos perante uma francesinha especial. O que decidimos fazer? Continuar a comer, pois!

Um de nós, mais habituado a petiscos mais leves, não conseguiu acabar...mas foi a excepcção que confirmou a regra. Só no preço é que fomos surpreendidos: 8,5 euros começam a ser normais para uma francesinha e esta tem esse valor. Mas só isso...menos 50 cêntimos e o preço seria perfeito! O atendimento foi muito simpático e o espaço não estava nada cheio, provando que o dia de semana e a crise afastam o português do melhor dos pitéus...o Barcelona é que não é afectado pela crise! Parabéns Barça e Parabéns Paquete: a francesinha é boa e vale a visita de qualquer curioso que goste de comer uma boa. O Projecto volta em breve, para as actividades já habituais. Obrigado a todos por fazerem de nós uma referência nos roteiros de Francesinhas online. Um Abraço e até já!

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 7 8 7 7 7.25
Molho 6 5 6 7 6.00
Batatas 7 6 7 7 6.75
Inovação 7 7 6 7 6.75
Ingredientes 7 8 8 7 7.50
Preço 7 6 6 6 6.25
PONTUAÇÃO FINAL 6.83 6.67 6.67 6.83 6.75
CUSTO TOTAL 8.5 €
Comments (15) Trackbacks (0)
  1. Penso que seja uma das melhores francesinhas aqui do Porto, a visitar!
    Molho mais “caseiro”, dimensões generosas, tem tudo paras as *****.

  2. Gosto de Francesinhas, mas moro nos arredores de Lisboa, razão pela qual não posso ir ao Porto comer este prato, com a frequência que desejaria.
    No entanto há pouco tempo fui com uns amigos à casa do Benfica do Algueirão, Sintra, e comi uma francesinha, que se aproxima muito à original.
    Em Lisboa por vezes é difícil comer uma boa francesinha.
    Experimentem e depois podem dizer se concordam comigo!

    • Viva Sofia,

      Alguns de nós já se atreveram e é uma aventura difícil de repetir.
      Contudo, pode ser que um dia destes vos surpreendamos com uma visita e quem sabe, com uma boa apreciação.
      Afinal de contas a nossa intenção é encontrar a melhor do país!

      Cumprimentos,
      PFrancesinha

  3. Têm de ir ao Tone das Francesinhas em Leça. Não se vão arrepender.

    • ainda existe o Tone das francesinhas?
      Há para ai 15 anos fui lá mas eram muito pequeninas, e não eram muito bem compostas, o molho é que era realmente qualquer coisa, mas como o dono acho que morreu pensei que já nem existisse!!

      • Ainda existe e são mesmo boas. Podem ser pequenas mas comes duas. Eu quase comia 3. :P

        Muito bem compostas? O sabor é divinal. Eu quero uma boa francesinha e não uma francesinha enfarda burros.

        Fica a sugestão.

  4. Fui ao Paquete esta sexta-feira, francesinha muito boa, adorei o molho, tinham-me dito que eram parecidas com as do Requinte, realmente são mas com as do Requinte dos velhos tempos e o molho é melhor!! Há e ficou a ser um local de eleição pois quando lá entrei os encarnados ganhavam 2-0 e quando saí ficou 2-2!! Francesinha boa com um resultado desportivo maravilhoso a acompanhar!! eh eh eh!!

  5. Na minha e de alguns que já levei para provar as que eu acho que vale apena de comer é no TROPICALBURGUER em gandra Paredes isto logo a seguir á saída da autoestrada de campo,no FRANCESINHA ALL FORNO em leçada palmeira e no TORRES em Ermesinde.

    • Viva Silva,

      Obrigado pela opinião.
      Nós já visitámos o Francesinhas Al Forno, em Leça e o Torres, em Ermesinde.
      Procura no nosso ranking pela nossa opinião!

      Cumprimentos,
      Matias

  6. ps: só falta mm no fundo da noticia o endereço das casas! seria uma boa ajuda tb:)
    grande abraço e continuação de boas garfadas…:)

  7. Hoje, dia 14 de Fevereiro de 2012 (Dia dos Namorados), decidi levar a minha namorada a este restaurante visto que estávamos mesmo com vontade de comer uma boa francesinha.
    Como 2 bons apreciadores de francesinha consultamos o website do projecto francesinha e decidimos ir ao paquete.

    De tarde liguei para tentar uma reserva mas ninguém atendeu, parece que de tarde não se encontram muito pelo restaurante pelo o que me disse o Sr. que nos atendeu.

    Chegamos, o restaurante, estava particularmente cheio e bem decorado para o dia de S. Valentim e esperamos à entrada para ser atendidos. Atrás de nós chega 1 casal e espera na entrada também.

    Passados 3-4 minutos esse casal cumprimenta um dos Sr’s. que se encontravam dentro do balcão a servir à mesa, e começam a conversar se haveria alguma mesa tendo-lhe sido indicada uma mesa ao canto que estava disponível.

    Esse mesmo Sr. passa por nós, ignora-nos, pelo que tivemos que chamar por ele para sermos finalmente atendidos.
    Para meu grande espanto o Sr. diz que não reparou em nós (olhou para nós várias vezes desde a nossa entrada), e disse que já não havia mesas disponíveis.

    Perante esta situação imediatamente virei costas e sai do restaurante e nunca mais lá volto a colocar os pés, apesar das francesinhas terem bom aspecto.
    Foi um ponto péssimo para este restaurante em ignorar um casal e dar prioridade a um casal amigo que por acaso, chegaram depois de nós.

    Foi uma pena, pois este pequeno “grande” precalço conseguiu arruinar bastante a nossa noite de Dia dos Namorados porque já tínhamos outras atividades(surpresas) planeadas para depois do jantar.

    Venho só aqui deixar a minha experiência, que foi péssima, foi uma completa falta de respeito pelos clientes e demonstrou grande falta de profissionalismo.

    • Viva Diogo,

      Infelizmente, estas são situações comuns em todos os restaurantes em Portugal. É difícil avaliarmos algo assim quando vamos consumir uma francesinha…. e a ser como disseste, é obviamente reprovável.

      PFrancesinha

      • Realmente é, infelizmente é assim.
        Foi uma experiência que passei, e uma vez que sigo a página vim aqui deixar o meu feedback para outros ficarem alertados, que neste caso foi negativo. Caso acontece-se o contrário, viria na mesma dar o meu feedback, e aposto que seria bem positivo pois as francesinhas tinham mesmo bom aspecto!

        Próxima paragem, Cunha!
        Depois relato a experiência na respectiva página.


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.