Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

9Mar/111

Vencedores Passatempo “Francesinhas à Moda do Porto”

passatempo-300x265

Antes de mais, queremos agradecer aos mais de 70 participantes do nosso passatempo "Francesinhas à Moda do Porto". Infelizmente, só podem vencer 3. Queremos esclarecer que a escolha foi difícil e que as regras estabelecidas inicialmente (máx.: 200 caracteres) foram utilizadas como critério eliminatório. Assim sendo e sem qualquer ordem em especial, queremos dar os parabéns ao Bruno Azevedo, à Eulália Cunha e ao Luís Costa pelos seus fantásticos textos. Obviamente, serão os 3 premiados com um exemplar do livro Francesinhas à Moda do Porto, de João Carlos Brito.

Quisemos saber mais sobre os nossos premiados leitores e nesse sentido, passamos a apresentá-los bem como aos textos que enviaram sobre o que seria um bom jantar com Francesinha à Moda do Porto.

Bruno Filipe Martins Azevedo tem 29 anos e é Engenheiro do Ambiente em Luanda, Angola. É natural de Vila do Conde e tem como francesinha favorita a delícia servida no Bufete Fase. Sendo ele leitor assíduo do nosso blog, tem ele próprio um mini Projecto Francesinha, que levava a cabo regularmente com um grupo de amigos ainda antes de trabalhar em Luanda. O Bruno defende que "Um jantar com uma Francesinha à Moda do Porto é um momento de reconforto, a nostalgia do reencontro, da camaradagem e amizade, partilhar das emoções e momentos que tão bem caracterizam esta região." Nós concordamos.

A Eulália Maria Queirós Gonçalves da Cunha tem 31 anos e é Técnica Notorial em Lousada. A sua Francesinha favorita é, curiosamente, servida no Restaurante Aldeão em Vila Real, que o Projecto ainda não visitou mas ficou curioso de. A Eulália adora viajar pelo nosso país e ir conhecendo a gastronomia de cada local e derreteu o nosso queijo com o seguinte poema:

"O prazer de ensopar um secreto molho no pão
Fazem deste prato um pecado de refeição,
Não posso resistir à luxúria da cerveja e batatas fritas a acompanhar
E deixo as minhas papilas gustativas pecar!"

Finalmente, o Luís Filipe Jesus da Costa tem 35 anos e é também ele natural de Vila do Conde. É profissional de seguros e tem como sítio predilecto para a sua francesinha o famoso Zé D'Amura, na Póvoa do Varzim. O Luis afirma já ter provado centenas de Francesinhas por todo o país e defende que as melhores estão mesmo no Norte, pese embora encontrar muitas vezes algumas que não deveriam utilizar esta denominação. O Luís definiu o jantar com uma Francesinha à Moda do Porto como "O acto de nos sentar-mos à mesa acompanhados por uma bela francesinha é antes de mais um encontro de Amigos. Momentos de partilha e amizade juntos por um gosto  em comum."

Parabéns a todos os premiados e obrigado a todos os restantes participantes. Boas Francesinhas e Até Já!

Comments (1) Trackbacks (0)
  1. Póvoa DE Varzim!!!


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.