Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

26Dec/107

Mariju – A estrada tem fim

Cá está o Projecto de regresso. Mais uma etapa. Como anunciado, o destino é o Café Snack-bar Marijú em Angeiras. Fora de mão para quem mora no Porto. Há que explorar todos os locais, principalmente aqueles que nos tem sugerido. Desde já agradecemos as sugestões e comentários, já temos cerca de 100 locais para visitar!

Encontro marcado. Fazemo-nos à estrada. As nuvens pairam no ar. O trânsito entope tudo quanto é via. O destino é longínquo mas a vontade de chegar é muita. Começa a chover. Chegamos. A estrada tem fim. Para lá só existe mar e mato. Estacionamos.

Encontramos um Café Snack-bar modesto, com tudo aquilo que procuramos. É o típico café de 'bairro' com atendimento muito personalizado, com muita calma e com tempo para dois dedos de conversa. O Projecto Francesinha gosta disto. As grandes cadeias de restauração deviam aprender algo com o pequeno comércio. Verificamos que o espaço se encontra aberto e que ainda nos poderá servir. Já não era cedo. Com a amabilidade e simpatia nos convidam a entrar. Fazemos o pedido. São ressuscitadas as máquinas para nos preparar a refeição.

Mariju

Para não complicar, pedimos Francesinha com ovo e batata frita. Conversa puxa conversa e lá nos entretemos enquanto a Francesinha não chega. Como tudo estava desligado a espera foi um pouco longa. Não há nada com uma pontinha de fome para abrir o apetite. Chegam à mesa as Francesinhas, com um aspecto agradável, o verde das duas azeitonas no topo dão-lhe um ar mais colorido. Atacamos a Francesinha com a mesma vontade com que se dá um mergulho no mar em pleno Verão. Muito compacta, corta-se com facilidade e não se desmancha, tudo se mantém firme. O pão de forma é demasiado alto, fofo sem duvida. Talvez um pouco tostado e a Francesinha ganhava alguns pontos. O recheio condiz com o local, muito tradicional. Facilmente encontramos fatias de chouriço corrente, fatias de mortadela, fiambre e um bife um pouco pequeno e fino, mas saboroso. Contudo estava em falta a salsicha fresca e a linguiça escondia-se com mestria, a custo lá se encontrava.

MarijuUma pequena travessa de batata chega à mesa, são congeladas. Contudo das melhores batatas congeladas que já nos apresentaram. O queijo era bom, mas não sobressaia. Não confere à Francesinha aquele sabor de eleição. O molho, bem o molho teve opiniões um pouco dispares entre os elementos. Tanto se comentava que era bom, com um sabor intenso e 'no ponto', como se dizia que parecia daqueles molhos pré-feitos, vendidos em garrafa no supermercado. Tinha ligeiros tons de vermelho, que indicava que o piripíri foi adicionado depois.

Apesar de um pouco afastado do centro do Porto, é sempre um boa opção para um jantar tranquilo quando se está pelos lados de Leça ou Angeiras. É uma boa Francesinha, ganhava um pouco se os ingredientes fossem em mais quantidade, aos existentes qualidade não faltava.

Boas Festas e até breve !

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 7 7 6 7 6.75
Molho 6 7 4 7 6
Batatas 6 6 5 6 5.75
Inovação 5 5 6 6 5.50
Ingredientes 5 5 5 5 5
Preço 7 7 7 7 7
PONTUAÇÃO FINAL 6.00 6.17 5.50 6.33 6.00
CUSTO TOTAL 7.2 €
Comments (7) Trackbacks (0)
  1. Ingredientes ” 5-5-5-5″ total “6″ ?!

  2. Olhem as contas dos ingredientes, meus caros.. algo está errado…

  3. Ola meus caros
    “Tropecei”no vosso projecto aqui na net e tenho a dar-vos os parabens bela belissima e brilhante iniciativa na descoberta da francesinha perfeita que todos vós (tal como eu)tanto gostamos.(cufra,pontual,capa negra 2,meia-banana em Gaia,taberna Belga em Braga,café na areosa junto aos taxis,e 2 locais no centro de Avintes onde um é a lenha e mt bom, etc)
    Sendo do Sul, tendo vivido entre Porto e Braga 5 anos e deslocando me mensalmente ao Norte,pensáva eu que andáva nesta procura sozinho,porreiro pá,nao ando.
    Vou continuar a seguir o vosso projecto com muito entusiasmo
    Os meus Parabens

  4. Desculpem,na areosa o nome é Café Luar

    • Viva Miguel,

      Conhecemos bem os locais que referiste e todos, a seu tempo, receberão a nossa visita.
      Obrigado pelas tuas palavras de incentivo.

      Cumprimentos,
      LMatias

  5. Gosto muito do vosso projecto.


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.