Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

8Dec/1026

Café São João – A Francesinha XXL

Frio, vento, chuva e tornados é o que anuncia a Tv.  Hoje está um dia em que só apetece ficar em casa, no sofá com o portátil e o aconchego da 'mantinha'. Mas valores mais altos se levantam, não há vento, nem sequer tornado que pare o Projecto. Abraçamos então mais uma milestone. Como prometido a viagem desta noite leva-nos ao muito badalado Café São João em Canelas. Local pequeno, muito procurado pelos apreciadores de Francesinha.

Café S. João

Pela primeira vez, esperamos à porta. Uns bons 25 minutos. Pode ser um bom presságio, ficamos na dúvida. Dizem os entendidos que é da 'praxe' esperar. Eu aceito. Já os ponteiros batem as 22h quando entrámos. Lá nos acomodamos. Pedimos de imediato, a típica Francesinha com batata fria e ovo, para não complicar. Ninguém opta por meia. Para quem desconhece este conceito, passo a explicar. Neste local a Francesinha é bastante avantajada, daí existirem as modalidades de meia francesinha e francesinha para partilhar. A Francesinha é alta, e não é do pão, é composta por dois bifes muito bem preparados e saborosos. Para os mais comedidos é necessária alguma preparação física e até mental.

Batatas FritasSalta para a mesa uma travessa de batata frita, aspecto demasiado perfeito. São congeladas. Tanto é que nem as acabámos. Chegam passado 5/7 minutos as famosas. Bem aconchegadas em dois pratos, que quase extravasam de molho.  Estavam quentes e robustas. O molho chega ainda a borbulhar, a ferver e demasiado liquido na opinião geral. A primeira prova do molho dá conta que não é aquele molho, se é que me entendem. Falta sal e um pouco de picante.

Os bifes, sim eram dois, que ultrapassavam todos os limites do normal. Saltando para fora dos limites que o pão confere à Francesinha. Projecto Francesinha gosta disto. O molho ainda ferve. A tarefa é iniciada pelas 'bordas' dos bifes, após alguma luta lá se chega ao interior da Francesinha. Não se dá pela falta de molho, o recipiente esvazia, não damos por isso e sem perguntas, o recipiente enche.  Projecto Francesinha gosta disto.

Café São João - InteriorAgrada-nos a atenção que é dada aos pormenores, enquanto as nossas atenções se centram no prato. O queijo peca por estar muito derretido. Não é dos mais saborosos que já degustámos.  O interior é composto, bem constituído. Bifes altos do vazio, como deve ser. Fiambre q.b.. Houve dificuldade em encontrar a linguiça, mas ela estava lá! Já não podemos dizer o mesmo da salsicha fresca. Adiante, no fundo os bifes ofuscam os demais ingredientes.

Vale sem duvida alguma a viagem. É uma Francesinha que impressiona pelo tamanho, pelos bifes e pelo fervilhar do molho. O conceito de partilha da Francesinha é inovador, dado o tamanho das mesmas. A existência de dois bifes também surpreendeu pela positiva, contudo não o suficiente para entrar no top.

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 7 7 6 6 6.50
Molho 5 4 5 5 4.75
Batatas 5 5 5 6 5.25
Inovação 9 8 8 8 8.25
Ingredientes 7 6 6 7 6.50
Preço 7 8 7 7 7.25
PONTUAÇÃO FINAL 6.67 6.33 6.17 6.50 6.42
CUSTO TOTAL 10.2 €
Comments (26) Trackbacks (0)
  1. Excelente análise!! nunca lá fui e sou sincero, nunca tinha ouvido falar…. Não obstante a classificação (Top10) não vou lá… há melhores e mais perto :) .

  2. Boas.
    Tenho a dizer que o vosso site me tem ajudado muito na escolha de roteiros à procura da francesinha perfeita.
    Já passei pelo vosso Facebook a deixar uma sugestão para um dos vossos repastos. Café Monte Carlo, em Canidelo, junto ao campo de futebol. Tornaram-se nas minhas preferidas, e gostava de saber a vossa opinião. Vamos ver se vão ser destronadas quando visitar o Tappas.
    Se procuram inovação, não deixem de passar na Forneria São Pedro, na Afurada. Não provei, mas o que vi era bem diferente e original.
    Espero que anotem estas duas sugestões, e que brevemente façam as vossas análises.

  3. Têm de visitar as francesinhas do Ferreira. Na zona do Hospital de S. João, acho que toda a gente deve conhecer o Ferreira. Fica aqui a localização:
    http://maps.google.pt/maps?q=41.188444,-8.603684&num=1&t=h&sll=41.188481,-8.603572&sspn=0.00214,0.005284&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=41.188152,-8.60344&spn=0.00105,0.002642&z=19

    • Viva Vitor,

      Conhecemos mas infelizmente não tem qualidade para figurar neste lote.
      Contudo, ainda assim, um dia destes lhe daremos o benefício da dúvida com a nossa visita.

      Cumprimentos,
      LMatias

  4. Viva,

    porque dizem que não tem qualidade? É a francesinha? É o espaço?

  5. Boas,
    discordo completamente com esta avaliação!
    Para mim e muitos mais apreciadores desta iguaria, quando se fala em ir comer uma francesinha significa dirigirmo-nos a canelas a este mesmo café S. João, pois além do molho fantástico (sim, a espessura e picante pode variar conforme o dia…aos fins de semana parece mais cuidadosamente elaborado) os ingredientes são do melhor que há. Queijo com excelente qualidade, bifes muito tenros, pão previamente torrado…
    Uma qualidade muito importante é a que por mais que se coma não causa nenhum desconforto no estomago como muitas o fazem…e comendo meia já deixa qualquer um satisfeito, acabando-se por pagar não mais de 8€ pela refeição com caneca de cerveja e batatas.
    É a minha opinião e a de practicamente todas as pessoas que conheço que já lá foram, portante acho esta pontuação demasiado injusta, principalmente no molho que todos tão elogiam.

    E cervejaria Galiza em 2º lugar?! pff…

    cumps

    • Viva,

      É uma opinião. Temos de respeitar todas. No dia da nossa visita, foi assim e demos a pontuação correspondente. Assim como ao Galiza.

      Cumprimentos,
      LMatias

  6. Penso que as pontuações divergem muito e têm como facturas de influência, por exemplo, a fama (ainda que o local não a mereça) e a localização..

    A francezona do café são joão custa 10 euros sim mas é gigante. Muita gente pede meia francesinha (fazendo par com um amigo/a, dando assim 1 francezona no total) + meia dose de batata + bebia e fica nos 7,50euros!! Até agora é o único sítio onde não choro o dinheiro que pago.

    Ah! Imensa gente opta por meia sim.. porque mesmo assim é enorme.

    Quem for ao café são joão percebe de imediato duas coisas… AS FILAS que se geram depois das 20h da noite.. e que em 40 pessoas lá dentro, só 5 é que não comem francezonas, nomeadamente crianças.

    Qualidade do queijo, da carne, da batata (embora, se fosse caseira.. que é a melhor, mas isso será bastante dispendioso em qualquer sítio) que também é boa e vem aos montes.. MEIA DOSE de batata equivale a UMA DOSE noutros sítios onde parece que as contam (lol). O mister parece o arquitecto da batata lá no café são joão, como a foto em cima revela ehehe.

    As batatas vêm sempre na travessa e nunca juntas com a francesinha, é um pormenor que me parece interessante porque na maior parte dos sítios, as batatas vêm juntas e por isso ficam demasiado moles.

    em alguns anos, comi francesinhas em outros locais, precisamente porque me diziam “hey aqui é que é boooooooooom”e….desilusão..desilusão..e como não sou propriamente rico, choro o dinheiro. Coisa que não acontece no café são joão.

    O molho é do melhor que há, a única queixa é de que poderia conter mais picante.. mas isso é algo mais específico, a pessoa pede picante ou tabasco e adiciona um pouco, simples.

    Local - (tendo em conta quem mora no porto 6? ou a beleza do sítio? 6)
    Molho 8
    Batatas 7
    Inovação 8
    Ingredientes 8
    Preço 9

    vá lá 8 Pontos :P (não levem a mal a minha pontuação, é pessoal, como a vossa também é)

  7. Lembrem-se de uma coisa..a quantidade tem uma enorme influência.. por exemplo vais ao tappas e ficas com vontade de comer mais.. tem o seu lado positivo e negativo..o positivo é que te deixa ansioso por comeres outra dali a uns dias.. o que não aconteceria se fosse bem maior, certo? De certeza que não estava em primeiro lugar.

  8. A Francesinha do Ferreira não tem qualidade? Impossível…

  9. Boa tarde
    Vim aqui parar após procurar uma receita de molho de francesinha, e…….

    Peço desculpa, mas realmente deparei-me com a pontuação dada a este “templo” das francesinhas e é completamente ridícula…
    O molho delicioso que nos trazem quente a cada 5m, o queijo derretido que nunca encontrei igual, os bifes gigantescos e tenrissimos, as batatas ultra-bem-servidas! enfim…Eu (como um grande apreciador) e mais 99% das pessoas que conheço que lá foram dizemos que este é o melhor sitio para comer este prato, não há nada que se aproxime em qualidade e serviço. E é mesmo por isso que muitas pessoas se sujeitam a esperar até 1h na fila! ;)

    Estranhei foi que em 4 pessoas todas deram tal pontuação, semelhante, o que é completamente irrealista segundo o panorama que tenho, e que se comprova mesmo por alguns comentários que vejo acima, a defender simplesmente o melhor sitio que há para comer francesinha. O que me pode parecer é que terão alguma parceria com os restaurantes descritos nesse Top francesinhas… Não compreendo…

    cumprimentos

    • Viva João,

      São opiniões que nós temos que respeitar.
      Podemos adiantar que, como é evidente, não temos qualquer parceria com qualquer restaurante, muito menos com os que estão no top 3.
      Essa é uma observação que não aceitamos e que como tal, agradecemos que não se repita.

      Com os melhores cumprimentos,
      LMatias

  10. Boas sitio ideal para comer uma francesinha, ja la fui varias vezes francesinha, atendimento, qualidade, limpeza tudo a 100%…

  11. Opiniões já todos sabemos como são: só as dá quem as tem. Um bem haja ao vosso blog, que partilha connosco excelentes sugestões.

    No que toca ao Café S.João, eu também sou da opinião que a vossa avaliação não se ajusta à francesinha. Mas penso que tenho uma boa ideia da razão dessa discrepância: vocês foram tarde e receberam as últimas “doses”. Já lá fui várias vezes e já senti essa diferença, entre as primeiras e as últimas.

    Acreditem: vocês querem ir lá bem cedinho.

    E uns metros à frente têm o Locanda, onde… Bem, vocês verão.

    Votos de óptimas francesinhas!

  12. Boas pessoal,
    deixem-me antes de mais dar-vos os parabéns por esta iniciativa.
    Sou um apreciador de Francesinhas à muitos anos e apartir de agora um seguidor vosso.
    Infelizmente não concordo com a vossa avaliação do Café S. João, (não por ser um dos meus favoritos), mas sim porque acho comparando com outros tem algumas valências (temos sempre molho quente – mesmo sem pedir, o tamanho – a vossa avaliação não tem em conta o Preço Vs Tamanho (Francesinhas e batata), a rapidez de atendimento – voçes proprios referiram – 5 a 7 min para chegarem à mesa, e sobre o queijo derretido? – Quem é que não gosta de um queijinho derretido? ;) …) – Mas é a vossa opinião e EU RESPEITO.

    Continuem neste excelente projecto e já agora deixo-vos uma dica:
    Académico Café em frente ao hospital de J. João.

    Um abraço e boas francesinhas.

    Ps: que tal colocarem um Top 10 para os visitantes?

    • Viva,

      Sobre o top 10 para visitantes, a ideia nunca foi essa…a nossa intenção é fazer o circuito e ir publicando as nossas experiências. Mas iremos considerar essa hipótese. Em relação ao Café S.João, a francesinha ficou mal colocada por não ter a qualidade que o preço exige. E não valorizamos o preço pelo tamanho…é verdade e é um facto. Obrigado pela tua Contribuição.

      PFrancesinha

  13. Noutro dia fui a um café com forno a lenha em Canelas, o Charlot (e, já agora, fica também a sugestão) e também notei a ausência da salsicha fresca.

    Agora estava aqui a ler algumas das vossas críticas e notei que no Café São João e no Locanda, também em Canelas, pelos vistos também não vão muito à bola com a salsicha fresca.

    No dito Charlot, notei também que tinha em como com o São João os dois bifes e o tamanho XXL (lá está, a opção da meia francesinha).

    Considerei essa ausência da salsicha um defeito mas estou a ver que é mais feitio das francesinhas de Canelas.

    Já agora, notei que os primeiros Cafés visitados pelo PF (Santigo, Fase, etc) apenas tem direito a uma breve menção e tabela de pontuação no primeiro post. Não seriam capazes de fazer um flashback e escrever a vossa opinião sobre os sítios em questão’

    Abraço.

  14. Ola.
    Concordo plenamente com a pontuação, e dizendo desde ja que a mais de 2anos que nao ponho la os pés. Fui abituado a la ir, sitio de culto de praticamente toda a minha familia para degustar uma francesinha.
    Em que é que este café péca, no esagero ou seja muita fransesinha muito queijo muita batata etc, eu posso dizer que das ultimas visitas 3/4 garfadas e tava cheio venha o café k se faz tarde… quanto ao conteudo posso ter apanhado uns maus dias mas o bife deixa a desejar é sempre a mastigar…
    ultimo ponto que toda a gente elogia mas eu nao aprecio ou seja o molho, nada contra ele é bom mas o facto de ser mt fino deve-se a NR de vezes que o coitado é aquecido porque sai da meja para a panela e da panela para a mesa enfim.

    acima de tudo nao ha nada como exprimentarem.

  15. Olá

    Como é que podem dar tal pontuação a este sitio?
    Acho difamatório para quem vem à procura de um sitio diferente para comer uma óptima francesinha.
    Só para assinalar, este local tem sempre uma fila à porta, que no fim de semana pode ser grande, e isso acontece porquê? Ao lado, no locanda (que se encontra aqui no top 10) raramente acontece o mesmo, portanto acho que as razões são mesmo óbvias!

    Confiem na opinião geral e experimentem este sitio que não se vão arrepender ;)

    Já agora quanto ao post acima, em relação à quantidade se uma é muito, é fácil, pede-se meia…é o que eu faço, fico mto satisfeito e pago bem menos

    • Viva José,

      Se pontuamos bem, é publicidade enganosa. Se pontuamos mal, é difamação. Entendemos que não é uma coisa nem outra…é apenas o relato duma experiência aliado a 4 opiniões. Visitámos este espaço a uma terça-feira…e não discutindo a razão das filas pela qualidade da francesinha, só queria alertar que o Locanda possui talvez mais do dobro dos lugares disponíveis…sendo que não podemos medir a procura dessa forma.
      Já fomos a vários sítios com filas à porta e a outros completamente vazios, casos do Café Hamburgo (cheio) e do Paquete (vazio). Julgamos que a qualidade do segundo é incomparávelmente superior à do primeiro.

      Na nossa opinião, a qualidade não se pode medir ao metro…nem no tamanho da francesinha, nem no tamanho da fila. E é por aí que o Café S. João foi negativamente pontuado por nós, ainda que admitamos que podem haver dias bons e maus e que a francesinha dessa casa possa ser superior ao que aqui relatamos, assim como outras pontuadas superiormente podem ter tido um dia excepccional. Acontece…e no nosso entender, não há nada de errado com isso.

      PFrancesinha

  16. Realmente gostos nao se discutem… mas quem ve este blog fica a achar q ha bastantes pessoas idiotas que esperam a porta de um cafe so para comer uma francesinha reles…
    Nao acho que as babatas congeladas e o facto de os pratos transbordarem sejam defeito… Sinceramente so vou a outros lados quando o S.Joao esta fechado… e normalmente n fico satisfeita.
    Sou cliente ha muitos anos, ja la levei imensos novos clientes que ficaram fieis… E nao sou propriamente uma pessoa com manias, nem eu nem os meus amigos! O segredo do sucesso esta numa empresa familiar que prefere a qualidade e o bom atendimento à impessoalidade dos sitios chiques donde se sai com fome mas satisfeito por ter ido ao restaurante da moda!
    Ate ver, A MELHOR FRANCESINHA QUE JA COMI e que é igual todos os dias( nunca notei variacoes na receita). quem nao quiser esperar que chegue as 19H ou que va la ao almoco que é mais tranquilo.


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.