Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

9Oct/1093

Tappas Caffé: viagem a margem Sul

tappas-francesinha

Por sugestão de um colega de trabalho, e por já há muito ser nossa intenção sair da zona do Porto, esta semana fomos para Vila Nova de Gaia. Decidimos viajar até à margem sul, mais precisamente para a  zona de Candal. Não foi fácil encontrar o local mas rapidamente meti conversa com 'locais' e que quase por instinto nos deram as indicações perfeitas para chegar ao nosso destino, e que destino. Chegados ao local, arranja-se estacionamento fácil, apreciamos a decoração exterior, duas tochas que alumiavam a entrada da gruta dos sabores. Rapidamente confirmamos a reserva e tomamos os nossos lugares.

Tappas Café Num piscar de olhos surge na mesa um petisco divinal, um prato de moelas, acompanhadas de pão fatiado e umas azeitonas temperadas. Foi um regalo para estômago e mente. Escolhemos a típica Francesinha com ovo e batata frita, uma sem ovo, uma sem queijo. Todas elas com molho 'à homem', impossível explicar, terão de se aventurar para entender. Enquanto nos degustamos com as moelas somos interpelados sobre o néctar que irá acompanhar a Francesinha. É-nos sugerido uma 'leiteira', nunca tínhamos visto este conceito associado à Francesinha, após alguma hesitação decidimos arriscar. De referir que no final todos concordaram que foi uma boa aposta. Servida em canecas de metal com forma medieval.

MoelasAs Francesinhas esvoaçam pela sala, emergem do forno para as mesas tão suavemente como o voar de uma andorinha. Sim, de referir que após a preparação inicial todas elas passam pelo forno para 'marinar' e 'ganhar corpo', se é que me entendem ! Finalmente chegam as nossas andorinhas... Tal como as tínhamos pedido. Primeiro olhar e ficamos seduzidos pela cor do queijo e pela apresentação em pratos de barros rústicos. Nós somos assim, apreciamos o tradicional. Primeiro corte e primeira percepção, o queijo era de uma qualidade que nunca havíamos degustado ! De uma leveza, de uma textura, de um sabor... inacreditáveis ! Avançamos para o conteúdo e não fomos desiludidos. Ingredientes de muito boa qualidade e muito bem confeccionados. Nada é deixado ao acaso, desde o bife, a linguiça, a salsicha, tudo a que temos direito. Pão ligeiramente alto de mais, mas fofo e gostoso. Para acompanhar um grande prato de batata fria. O único componente que ficou um pouco atrás de todos os outros. Eram congeladas. No final houve tempo para a devida explicação deste facto, por parte do proprietário. Continuamos a saborear, a simpatia é a arte do negócio e neste local fazem muito bem uso desse factor. A conversa com os clientes é constante, na ânsia de os satisfazer ao máximo.

LeiteiraDesta forma simples e muito eficaz o Tappas Café voa para o primeiro lugar do nosso ranking.  Não foi unânime, mas a votação não engana: a Francesinha do Tappas Café atingiu o primeiro lugar por escassas 8 centésimas. Não lhe podemos tirar o mérito, pois mérito, sabor e qualidade não faltam a esta Francesinha. Concluímos que vale bem a pena a deslocação à margem Sul! À saída confirma-se a fama do local, mais de 10 pessoas aguardam a sua vez para deliciar este belo repasto. Aconselhamos vivamente que reservem mesa para não terem surpresas.

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 8 8 8 8 8
Molho 7 7 7 7 7
Batatas 6 5 6 6 5.75
Inovação 9 8 8 8 8.25
Ingredientes 7 8 7 8 7.50
Preço 9 9 9 9 9
PONTUAÇÃO FINAL 7.67 7.50 7.50 7.67 7.58
CUSTO TOTAL 7.5 €
Comments (93) Trackbacks (1)
  1. O segredo do Tappas caffe é:
    Nunca industrializar aquilo que é caseiro…
    Desde já agradeco e dou os meus parabens a estas pessoas que tiveram a brilhante idea de fazer este site

    • Viva Carlos,

      Concordo plenamente. Fomos muito bem recebidos e superámos as nossas promessas, como se pode ver.
      Agora vem a responsabilidade de se manter no topo.

      Cumprimentos,
      LMatias

    • O segredo do Tappas, alem de manter-se fiel a essencia da Francesinha, passa e muito pela forma como somos recebidos e nos fazem sentir. Ali estamos em casa….sentimos que não somos mais um dos, mas sim somos o.

  2. Olá Olá…

    Venho por este meio solicitar que voltem ao estabelecimento nos dias em que nas entradas estejam as PATANISCAS DA D. CAPITOLINA…
    Têm mesmo de provar este petisco deveras saboroso para compreenderem do que vos falo, e claro desta vez acompanhem tudo isto com a Sangria qualquer coisa de extraordinária…
    Acreditem que depois de acrescentarem estes sabores aos daqueles que já conhecem … a pontução sobe para 20 …. tudo isto aliado a simpatia do espaço e das pessoas lá trabalham…

  3. Sem duvida a melhor francesinha que conheco. Sou e sempre serei cliente fiel do tappas. Tem que exprimentar o xiripiti, sem ele a viagem ao tappas nao fica completa.

    Cumprimentos,

  4. bem, por algum motivo o Tappas Caffé esta sempre cheio quando vou lá, fico á espera mas é por um bom motivo, são as MELHORES FRANCESINHAS que ja comi em toda a minha vida..
    e aquelas entradas mistas? ui, uma delicia!
    e as empregadas? simpatia sempre a 100%
    e o xiripiti? do melhor mesmo !

    Sem duvida que o Tappas Caffé é dos melhores restaurantes que eu conheço !
    um beijo para todos os trabalhadores.
    Continuação de um bom trabalho :D

  5. Tappas é uma referencia gastronomica da região norte, as francesinhas são na realidade 5 estrelas ” o forno a lenha faz milagres “, a sangria é muito boa. Para não falar das iscas da ” sogrinha “.
    Quanto ao atendimento ” fantastico”.

  6. Ora bem, um dia disseram-me, tens que ir ao Tappas no Candal, mas para Francesinhas tinha a minha casa de eleição. Depois de um colega de trabalho ter ido la e me ter falado maravilhas decidi arriscar. Peguei nas minhas “irmãs” e namorada e la fomos. Chegado lá fui imediatamente acompanhado à nossa mesa onde de repente me aparece um pratinho de moelas e umas azeitonas, nada melhor para começar. Quando me é servida a Leiteira fiquei colado, pois é a forma que mais gosto de beber cerveja. Depois de uns dedos de conversa com companhia e com o staff, muito atencioso e prestavel por sinal, eis que aparecem as ditas e afamadas. Pessoal, sem comentarios, além de ter a particularidade de poder escolher molho picante ou não a francesinha tem tudo que se exige num prato destes, sem exageros, tudo na perfeita medida. Para mim passou a ser o local de referencia quando quiser francesinha. A seguir o afamado xiripiti “et voilá”. tudo perfeito. Resta-me agradecer ao staff a amabilidade e constante atenção demonstrada e dar os parabéns por tão gostosa iguaria por um preço convidativo. A repetir, sem dúvida.

  7. Um verdadeiro prazer para o paladar esta francesinha!
    É com uma simpatia sem igual que somos recebidos nesta casa.

  8. Ola, TAPPAS CAFFÉ

    Sem duvida que são as melhores francesinhas do mundo e talvez da europa lol…
    Claro quando a sobremesa e o ovo com açucar.

    Continuem assim não mudem esta tradição familiar, sim que nos ja nos sentimos da familia Tappas.

    Continuação de bom trabalho e comprimentos para todos do e ó Grande

  9. Bem a mim este site não me deu novidade nenhuma…mas é mt bom so peca por tardio.Sou cliente assiduo e amigo sobretudo mas não é por isso que digo que são as melhores francesinhas do mundo…é que são mesmo!!!!!!!Parabens pela excelente casa que é o tappas sem duvida sintimo-nos em casa.Saraiva e Bé sois os maiores,grande abraço

    • Viva,

      Com tantas opiniões assim, resta-me concordar. Se é a melhor de todas, ainda vamos ver com o que está para vir. Mas que é muito boa, não tenho qualquer dúvida.
      Muito obrigado pelos vossos comentários que nos dão força para continuar este verdadeiro roteiro.

      Cumprimentos,
      LMatias

  10. Bom dia!
    Em primeiro lugar, quero dar os Parabéns pelo blog que tanta água na boca me tem feito… e fiquei com curiosidade para conhecer o Tappas café :)
    Beijinhos e continuem!

    P.S. – HVara, posso dar uma sugestão? Tenham um bocadinho mais de atenção a alguns erros ortográficos que às vezes escrevem, não é uma coisa bonita de se ver num blog de críticas e sugestões… ;)

    • Bom Dia, Diana.

      Obrigado pelas tuas palavras de incentivo. Fico feliz por verificar que este blog fazia falta a muitos de nós para saber, de facto, qual a melhor francesinha.
      E desde já agradeço os reparos ortográficos. Vamos tentar melhorar isso em posts futuros.

      Beijinhos,
      LMatias

  11. Local de eleição para “atacar” a Francesinha… desde o sabor ao atendimento!

  12. Podem correr, saltar, escavar e até virar tudo do avesso…. mas não encontram uma obra de arte chamada “Francesinha” como no Tappas Caffe…
    Testado e aprovado pelo mestre de cerimónias Vilela!! e seus amigos…. =)
    N Ã O H Á M E L H O R !!!!!!

  13. Para além de ser uma boa, mas mesmo muito boa Francesinha e tb a Lasanha k dizem k é de morrer, mas ainda não tive o prazer de provar, caio sempre na tentação da francesinha…é um facto!!!para alem do muito simpatico atendimento, o preço tb é muito simpatico…isto para não falar no nosso garrafãozinho de xiripiti, esse tb é demais!!!!a francesinha é TOPP, parabens ao Tappas e a todos os colaboradores…k já não suportam as nossas estrelinhas!!!ehehehe!!!!se nós podiamos viver sem o Tappas??não!!não podiamos, pois não era a mesma coisa!!!eheheheheeh beijos e até ao nosso regresso (Star Team)!!!!

  14. gostei do pormenor da francesinha da margem sul….e pk não abrir um Tappas mesmo na margem Sul do Tejo, aposto k seria um sucesso, o nosso pessoal não sabe muito bem o k isso é…muitos não sabem o k é uma francesinha!!!andam a perder um dos prazeres da vida!!!fica aki a minha sugestão!!!!beijos!!!e deixo aki tb uma reclamação, com tanto sucesso k tem esta casa, pk é k não mandam vir mais???ou não fizeram um sucesso em paredes???hein?????

    • Olá Rita,

      Qualquer casa de boa francesinha que abrisse em Lisboa faria sucesso imediato…uma vez que lá, tal coisa rareia. Agora, nós aqui no Projecto somos regionalistas…francesinha fora do Norte não é francesinha :)

      Beijinho,
      LMatias

    • Sim eu sou da verdadeira Margem Sul do Tejo em Almada :)
      E gosto de Francesinhas, e a maioria sabe da existência e adora, simplesmente tem que se deslocar aos centros comerciais para comer, ou ir mesmo até ao Porto.
      Porque não abrir uma aqui em Almada de frente para o Tejo, com Lisboa como vista panorâmica :)
      Continuação de Sucesso!!!!

      • Viva,

        Não há uma “Verdadeira” Margem Sul. Neste caso, é a Margem Sul do douro. Não me parece que ir aos centros comerciais seja uma solução para comer francesinha, mas gostos são gostos. Quanto à necessidade de ir ao Porto…pelo menos, recomendo vivamente. E não só pela francesinha.
        Mas há várias cidades no Norte do país que apresentam francesinhas de grande qualidade. Morei um ano em Lisboa e não posso dizer o mesmo de algumas que comi aí.

        Entendo, contudo, que seria interessante se abrissem uma aí em Lisboa…com qualidade. Faria decerto sucesso. Pese embora que o comer de uma francesinha seja muito mais que o degustar de um simples prato de culinária. É todo um convívio sem pressas e um ritual de amizade muito característico das gentes do norte. Fica desde já o convite para ti Célia a acompanhar-nos um dia destes para perceberes do que falo.

        Obrigado pelos teus votos de sucesso e obrigado a todos. O sucesso também é vosso.
        LMatias

  15. Bem depois de todos estes posts só me resta agradecer toda a simpatia que clientes ou possíveis clientes deixaram aqui , e desde já fica um conselho sem demagogia alguma para os empresários do ramo da francesinha: Não industrializem a Francesinha

  16. A MELHOR DO MUNDO NAO HA DUVIDAS AS EMPEGADAS SAO O MAXIMO’

  17. A melhor francesinha do mundo e arredores… e o bife.. e a lasanha.. e as moelas.. e a “mini-salsicha” c molho de francesinha… e as leiteiras geladas… e, claro está, o xiripiti… é de homem!!!
    e p quem aprecia o nectar do deus Baco… o Tappas tem a bela garrafeira, questionem o Saraiva q ele recomenda a preceito!

    parabéns pelo espaço, pela qualidade, pela originalidade e pela arte de bem receber!!!

  18. Experimentei uma no “Festival da Francesinha” em Paredes, durante o Verão de 2010. Gostei, apesar do que implica comer em eventos deste género: Foi servido em pratos de alumínio (quando ao lado havia servidas em pratos de louça).
    Espero visitar um dia o Tappas para avaliar esta maravilha aqui propalada.

    • Viva Paulo,

      De facto, os festivais não são o melhor exemplo e nós fomos unânimes em determinar essa como uma francesinha muito boa que acabou por assumir o top.

      Obrigado por participares.
      LMatias

  19. A não perder na minha próxima viagem a Portugal!

    • Olá Ana,

      Sim, mas deves também experimentar outras que nós colocamos aqui no ranking pois as diferenças acabam por ser mínimas, como as pontuações assim o demonstram.

      Beijinho,
      LMatias

  20. BOa noite, é com agrado que vejo aqui a minha vizinha Tappas.. de facto as melhores francezinhas que conheço e melhor de tudo a 1min de casa..

    Devido a estar sempre cheio (bom sinal) tenho consumido sempre este manjar dos Deuses em casa, no conforto da família.. Deveras uma experiência a repetir e repetir e repetir… e repetir.

    Sempre que levo alguém a provar esta francezinha fica logo cliente! Parabéns

  21. Resistir ou não ao primeiro lugar não me é de todo importante acho que esta frase diz tudo:
    “Não é a empresa que define o mercado. É o cliente.”
    Mais uma vez um muito obrigado a todos os clientes..

  22. Adorei, mesmo ! Mas só à terceira é que fui lá (sempre cheio, tive que marcar)

  23. Na minha opinião a francesinha do Tappas é a melhor, já para não falar no ambiente e no atendimento que são 5 estrelas! Os “virgens” que se cuidem no Tappas :)

  24. experimentem o meia banana em vila nova de gaia. Há mais de 10 anos que vou lá. Excelente.

    • O Meia-Banana….
      Gostava igualmente de vera qui qual a classificacao do meu habitual local para francezinhas.

      Mas por curiosidade, claro que a minha proxima vai ser no Tappas…

  25. e eu vou experimentar o tappas caffe, para ver se supera o meu local habitual

  26. Ora viva

    Foi com bastante agrado que entre as minhas várias deslocaçoes ao Norte decidi seguir o vosso concelho e lá fui ao Carlos e assino por baixo tudo o de bom que dizem desta excelente casa.
    Boa francesinha,excelentes leiteiras e o molho à homem foi até vazar a cafeteira.Muito Bom mesmo,o meia banana em Gaia perdeu um cliente

  27. Só digo isto: ADOROOO!
    Ah.. E não só as leiteiras, mas a sangria.. ui.. nem é bom pensar! è sumo autêntico, até nos levantarmos :D
    GANDA SARAIVA, SANDRA E RESTANTE STAFF.. Por tudo e por nada, são os melhores do Mundo!
    E tenho ditooo.

    Continuem esse roteiro, iniciativa TOP!

  28. até estava tentada a conhecer, mas depois de saber que as batatas são congeladas, fica mesmo fora de questão!

  29. Venho por este meio informar a menina Paula Correia que não é uma desculpa mas sim uma justificação, as batatas são congeladas devido á falta de logística do espaço em ter uma fritadeira industrial .
    Cumprimentos

  30. Vou lá amanhã, pena é a cerveja ser Sagres, uma casa destas que segundo vocês´tem a melhor francesinha tem de ter Super Bock!!

  31. Gostos… São gostos! Este local é sem dúvida um caso de sucesso de “marketing familiar” tudo bem pensado para o cliente se sentir em casa, sair satisfeito e ter vontade de voltar! Mas vamos á francesinha em si, é por elas que gosto de visitar e experimentar vários locais e opinar sobre as minhas “amigas”! Penso que esta francesinha do tappas caffe está demasiado sobrevalorizada, e por isso podemos sair de lá com uma sensação de vazio… Tamanho adequado, ingredientes variados e de qualidade ajustada ao preço desta francesinha, embora o bife estivesse passado demais… aprecio um bom bife tostado por fora, tenro por dentro, não foi isso que encontrei, o pão não deslumbrava mas também não desencantava, talvez mais compacto e menos “esponjoso” seria o ideal, o queijo vinha um bocado torrado assim como o molho, foi uma pena, pois este sabor a torrado era desagradável e ofuscava o recheio desta nossa “amiga”! As batatas eram banais e congeladas.
    Em resumo, esta francesinha tinha pernas para ser uma francesinha boa, mas não muito boa!
    Infelizmente para mim ficou apenas pelo razoável, pois o ligeiro sabor a torrado não deu para apurar o molho e ofuscou tudo o resto! Fica a simpatia do atendimento, as entradas e o local como referência, mas o ponto fulcral desiludiu.

    Cumprimentos,

    Paulo Santos

    • Respeitamos todas as opiniões…fica aqui também a sua.
      Pfrancesinha

    • O amigo Paulo teve azar pois o torrado não deve ser o habitual, já que eu lá fui e não tinha esse gosto a torrado!! a francesinha em si era muito boa, pena não haver cerveja (sagres para mim não é cerveja, eh eh eh)!!

    • Caro Amigo Paulo com a certeza de que gostos são gostos e não se discutem venho por este meio tentar justificar sobre o sucedido:
      O que eu penso que aconteceu é que talvez a francesinha tivesse um pouco mais de tempo no forno e assim ficou com o sabor mais “ASSADA”
      Por isso mesmo peço se possivel nos visitar novamente para que possa ter a certeza que nem o molho e nem o queijo estavam torrados
      Cumprimentos
      Carlos Saraiva

      • Amigo Carlos estive ai na sexta-feira e posso-lhe dizer que tem uma excelente casa, claro que dias maus podem acontecer a qualquer um, e se o que tivesse acontecido ao amigo Paulo fosse o usual não existiam tantos comentários favoráveis como existem.
        Parabéns pela excelente francesinha e pela forma hospitaleira como recebem!!
        Como disse em cima o unico reparo que faço é á cerveja, mas tbm estou a puxar a brasa á minha sardinha!! ;-) ))

      • é verdade as pataniscas tbm eram TOP, para a próxima vou querer experimentar as moelas tbm!!

        Unidos á Francesinha
        OPendura.com

  32. Olá, Aqui um abraço para o pessoal do tappas e no dia 27 deste mes nos devemos encontrar. As pataniscas são demais… a minha esposa já tentou “copiar” mas ainda não estão no ponto… O atendimento e francesinha chorar e comer mais… Abraço e continuem no top.

  33. Muito boa tarde.

    No dia 20 de Agosto lá decidi experimentar a tão famosa francesinha do Tappas.
    Como aqui avisaram, marquei mesa (e ainda bem pois se não tivesse marcado não tinha comido) e mais tarde lá fui cheio de expectativas.
    Sou uma pessoa que ADORA a nossa francesinha e como tal, sou também bastante exigente.

    Tenho a dizer que gostei muito do espaço, assim como do atendimento. Todas as pessoas que lá trabalham primam pela simpatia, tal como verdadeiros “Homens do Norte”.

    As entradas são muito boas, só faltou experimentar as moelas.
    A francesinha é de excelente qualidade, com um bife excelente, assim como todos os demais ingredientes, todos de 1ª.
    Quanto ao molho, experimentei os 2, e sinceramente, não fiquei fã de nenhum dos 2.
    O molho normal achei um pouco “deslavado”, e o molho picante demasiado picante, que faz com que não se consiga degustar propriamente a francesinha.
    Gostaria que houvesse um “meio termo” entre esses dois.

    Quanto à cerveja, já ia avisado, nada de novo, a leiteira é um optimo modo de apreciar a cerveja, no entanto, a cerveja TEM QUE SER SUPER BOCK!!!

    Isto é só a minha opinião pessoal, gostei muito de lá ir e irei lá mais vezes de certeza.

    Se houvesse um molho intermédio, e super bock, seria sem duvida a francesinha perfeita!!!

    Um bem haja a todos os funcionários do Tappas.

  34. Boas a todos.

    Sou grande apreciador de francesinhas.
    Descobri este site (antigamente blog), e muitos dos sítios já conhecia, outros não.
    Já fui a muitos que não conhecia, e nada escrevi, apenas porque concordava com a crítica.
    Desde de Maio, que estava a tentar provar as Francesinhas do Tappas, mas por diversos motivos só consegui lá ir este mês.
    Quando lá cheguei, fui rapidamente atendido, perguntaram o que ia ser ao que respondi “Francesinha” (não fui informado da existência de dois molhos).
    Enquanto esperava, colocaram salsicha cortada as fatias com molho. (pensei na altura que provei o petisco que aquele molho não podia ser de francesinha.
    Quando a “verdadeira” chega à minha mesa, o aspecto era excelente!
    Verifiquei que o prato estava extremamente quente, comecei então por provar o molho, através das batatas fritas. Após demolhar as referidas batas no molho, verifiquei que era o tal molho colocado na salsicha.
    Comecei então a trinchar a Francesinha, e quando começo a chegar ao meio, verifico que a temperatura não era uniforme, ou seja, estava quase à temperatura ambiente. Podia ser algum problema da minha boca, pelo que, fui ver se uma das outras partes laterais também estavam frias e reparei que não… estavam quentes como devia estar toda a Francesinha!
    No bife, não achei nada de especial, ate pelo contrario estava um pouco duro.
    Não me indicaram que existia dois tipos de molhos, tive de descobrir sozinho, pois ouvi outro cliente a pedir “o molho picante”. Após experimentar este molho… tive de pedir de imediato reforços na bebida para acalmar a minha língua.. não vou fazer comentários a este molho, mas acreditem que sou uma pessoa que gosta de picante em tudo…
    Para resumir e aproveitar os vossos parâmetros, na minha humilde opinião “dou” as seguintes notas:
    Local – 8 / Molho – 3 / Batatas – 6 / Inovação – 5 / Preço – 5
    Como um azar pode acontecer, já reservei mesa, para verificar novamente a situação.
    Darei feedback.

    Abraço a todos e continuem com o bom trabalho.

    • Viva,

      Gostei da sua opinião, fundamentada e com peso e medida…a ponderação e a justificação diz muito.
      Por vezes, acontece que as casas muito cheias não dão o mesmo tipo de atendimento que dão quando não têm tanta gente.
      Resta dizer que sabemos, pois fizemos lá o nosso aniversário, que o preço das francesinhas aumentou desde a nossa primeira visita…imaginamos que as visitas também.
      A dicotomia do chamado molho à homem…é o que é. Claro que estas coisas são variáveis e uma segunda opinião poderá dar mais consistência…mas esse já não é o nosso projecto.
      A sua opinião é tão humilde quanto a nossa. Obrigado pela opinião construtiva e pelas palavras de incentivo.

      PFrancesinha

  35. Boa tarde!
    depois de lá ter ido várias vezes e de até já ter recomendado o Local, hoje parece-me que o tappas caffe parece uma daquelas empresas que quando cresce, esquece-se de onde veio.
    liguei para reservar mesa, a qual me disseram que sim, mas só durante 1h30m.
    Mais tarde, voltam a ligar, a perguntar se nos poderiamos “despachar” em 1h15m um vez que tinham uma outra reserva maior! logico que só não aceitamos como desmarcamos a reserva que tinhamos.
    afinal, nem todos os clientes contam?

    não perderam um cliente.. provalvelmente perderam vários para terem uma “reserva maior”

    Diogo.

    • Viva Diogo,

      É sempre chato quando isso acontece…penso que não será só problema do Tappas mas de todos os negócios em geral hoje em dia.
      Obrigado pelo seu contributo…ainda que reportando uma situação aborrecida.

      Cumprimentos,
      PFrancesinha

    • Boa tarde

      Infelizmente e verdade o facto de terem uma mesa grande nunca deveria interferir com outros clientes.
      Ou fazem uma reserva para as 4 pessoas e recebem o cliente com bom gosto e agrado. OU preferem ter uma mesa de 20 pessoas, se assim e nunca aceitava a reserva de 4 diziam olhem estamos cheios.

      E nunca pressionar o cliente para comer em 1:15 parece que estamos a fazer provas de maratona
      Era a primeira vez que ia a este restaurante e acho que não vou la e nunca com este tipo de atendimento não me parece bem.

    • Deus que é Deus não agradou a toda a Gente já dizia Cristiano Ronaldo……

  36. Boa tarde Sr Diogo Moreira e Sr Daniel , tendo eu a humildade de aceitar tudo o tipo de criticas venho por este meio esclarecer
    1.- Nunca mas nunca no Tappas se fez pressão para que o cliente comesse a correr… (não será que fez a reserva em cima da hora e foi a única opção que tínhamos..????? )
    2.- Nunca iremos esquecer as nossas origens,sempre foi e será uma casa de amigos para os amigos…
    3.-Acusem o Tappas Caffé de tudo o que queiram mas nunca acusem de: falta de bem estar… E de INDUSTRIALIZAR…..
    4.- Todos os nossos clientes sabem o que estou a tentar dizer … Não quero parecer rude e arrogante… mas quando digo muito Obrigado a todos que me atiraram pedras porque a custa dessas mesmas pessoas acabei por construir um castelo …e esse mesmo castelo é para TODOS sem restrições ….

  37. Bem,
    fui recentemente aqui comer uma francesinha e só posso dizer que está em primeiro no vosso ranking, devido a haver gostos e gostos!
    Pois pareceu-me que estava a comer uma lasanha! Soube-me a molho béchamel e nada de picante o molho!
    Os ingredientes eram bons, mas o preço, as batatas, a cerveja sagres e o sabor acima referido, não me fazem voltar lá!

    1*

  38. Boa noite!

    Acabo de exprimentar um famoso café(Prefiro nao referir o nome)
    onde comi uma francesinha, pedi ate para comer ao balcao para ter precessao de como tudo se fazia, resumindo tudo muito bom etc etc…
    Agora como o Tappas nao ha igual ta para nascer o café/restaurante que tenha tal FRANCESINHA, atendimento e qualidade.
    Falta referir o ponto negativo do tappas: Sempre tudo ocupado ja a mais de meio ano que me lembro por vezes de ligas e nada sempre repleto…PF Encontrem um espaço maior ou um Tappas II.
    Desde ja os meus comprimentos ao SR. Saraiva sempre Impec para TODOS os clientes…
    PS: deixem os comentarios nao construtivos em casa.

  39. Não conhecia e fomos à procura por ter recebido tão boa pontuação. Não é má, mas devido a estar em primeiro as expectativas eram elevadas e ficou aquém. Os ingredientes estavam muito bons e o facto da francesinha ir ao forno dá um sabor excelente ao queijo.
    O molho a mim parece-me que tem de ser mais trabalhado, provei a francesinha do meu marido, que era a mais cara, e o molho era diferente. Estranho.

  40. Caros,
    Colocar esta francesinha no 1º lugar do ranking nos dias que correm e tendo vocês passado por tão boas casas, é no minimo revelador de alguma falta de coerência e consistência nas vossas apreciações.
    Tendo em conta que está em 1º lugar e o local ser desconhecido para a maioria dos portuenses amantes de francesinhas, fiquei cheio de vontade de lá passar e com altas expetativas, pensando estar a descobrir uma nova “mina” de boas francesinhas. No entanto, dou valor apenas á qualidade das carnes e á caneca de cerveja.. a fatia de pão é baixa e desfaz-se com o molho, o molho “normal” é demasiado liquido e sensabor ao contrário do molho “á homem” que destroi completamente o palato após a 1ª garfada! Demasiado picante, impossivel de saborear. As batatas congeladas e o seu alto preço (8,50€ + 2,20€ para a caneca da cerveja) deitam por terra totalmente as pretensões desta francesinha que vale apenas por ser finalizada em forno de lenha e ter bom bife.
    Admito passar por lá outra vez e dar 2ª hipotese, mas não acredito que vocês não encontraram melhor em 50 casas por onde já passaram…

    • Viva Luis,

      À data da nossa visita (à ano e meio atrás) a localização da casa e os preços praticados eram completamente diferentes.
      Nós visitamos casas e pontuamos essas experiências. Não fazemos futurologia…o que conta é o momento e de facto, tem sido difícil encontrar melhor.
      As opiniões dividem-se…vamos aguardar que apareçam melhores. Não vou rebater os seus argumentos pois nem teria como…mas devo dizer que afirmar que a casa é “desconhecida para os amantes portuenses de francesinhas” é uma frase forte e que, no nosso entender, não espelha a realidade.

      PFrancesinha

  41. Venho por este meio responder ao Sr Luis Freitas :
    Antes de mais são necessarias 3 coisas para se apreciar um Francesinha:
    1-Companhia..
    2- O Paladar que se traz na boca..
    3-Será que vamos sempre com vontade de Comer uma francesinha…
    Em relação á casa ser desconhecida da maioria dos portuenses deve-se ao facto de vivermos num sociedade industrializada que esqueçe um pouco ,do Atendimento ,do Acolhimento e de todo um resto que toda a restauração deve ter.
    Em relação ao preço da “leiteira” será melhor explicar aos demais que uma caneca leva:0.40 cl o mesmo será dizer que são 2 finos ….”caro” ????
    Em relação ao preço devo dizer que em 8 anos de existência Aumentamos os preços uma unica vez….
    Mas continuaremos a aceitar Criticas “construtivas” ou “destrutivas” porque só assim poderemos melhorar …..
    Sem querer de todo parecer Rude…CRISTIANO RONALDO QUE È CRISTIANO RONALDO NÂO AGRADA A TODA A GENTE mas será que isso conta para a maioria das pessoas..???
    Os Gostos nunca poderão ser discutidos..um abraço e faço votos de o ter novamente num dos meus estabelecimentos….

    • Sr. Carlos Saraiva,

      A sua respeitavel vontade de manter sempre uma resposta a qualquer comentário á sua casa, demonstra sem duvida que o seu trabalho de marketing e publicidade é constante e incisivo quer neste site, quer noutros onde aparece e caso haja votação, obviamente aparece em primeiro… pois a meu ver só por compadrio ou votação online a sua francesinha ultrapassa os bastiões da qualidade e bom gosto como francesinhas do Bufete Fase, Regaleira, S.João, Locanda, Capa Negra, Convivio…

      Apreciar uma francesinha, (e não a casa onde ela se faz) é de olhos fechados e sentidos bem apurados, nomeadamente cheiro e paladar. Parece-me que deveria de ser essa a preocupação e vontade de quem quer fazer rankings de algo… é sobre esse algo e não o seu contexto.

      A sua francesinha, tem por trunfo o forno a lenha e boa qualidade das carnes. Uma critica construtiva seria melhorar o tempero do seu molho para um meio termo entre o normal e o “á homem” e engrossa-lo para garantir mais intensidade no sabor e menos absorção pelo pão que no final tende a desfazer-se. Uma critica ainda mais construtiva e merecedora de uma subida radical na consideração de muitos apreciadores, seria, BATATAS CORTADAS NA HORA. Penso que há maquinas tanto para as descascar como para cortar. Vai sendo tão raro que penso ser um bom trunfo ao lado de um bom molho! O resto está lá Sr. Saraiva.

      Já agora, vontade para comer uma francesinha NUNCA falta, e por vezes a altas horas da madrugada, mas vai sempre depender muito de onde a vamos comer, pois há algumas que de facto mais vale dar valor ao bife e comer um prego!

  42. estive na segunda casa (Madalena):

    A batata achei muito fraca
    molho demasiado fino, pouco consistente
    alguma desorganização nos empregados
    A dimensão das empresas tem um limite…
    preço final: caro

    • Viva André,

      Visitámos esta casa há quase dois anos.
      Não podemos garantir que tudo permaneça igual…ainda mais que agora o espaço é outro.
      Na altura, não foi essa a nossa experiência.
      Obrigado por nos seguir.

      PFrancesinha

  43. Bem… apenas quero deixar uma opinião, sitios como estes tendem a uma curva de evolução mediadamente rápida, ou seja, em algum tempo são conhecidos, e a fama espalha-se… depois vem o pico com uma clientela satifeita, e o negocio e correr muito bem, mas parece-me que estará preste a descer na curva, muitas são as pessoas e grupos que tentam reservar mesa, e não tem vaga quando pretendem ou é-lhes sugerido que não se alonguem nas meses. Não tenho nada contra o negócio, antes bem pelo contrário, daí na minha opnião, ou arranjam um espaço maior para a qualidade poder ir de encontro às necessidades da cliente-la ou então abram mais filiais com a mesma qualidade e maneira de servir. caso contrario vejo grande fututo… começo a ouvir muita gente a não gostar das respostas que ouvem quando tentam marcar reserva…

  44. Como pode isto estar em primeiro ? É boa e come-se, mas a melhor !? O molho é simplesmente o que vendem nos supermercados “Dom Duarte”. Experimentem comprar e comprovem…É simplesmente o mesmo, talvez coloquem uma gota de piri-piri. Engraçado que estava habituado a comprá-lo para comer em casa, e quando chego lá vejo que sabe ao mesmo. Ou seja, ia com expectativas altíssimas e foi uma grande desilusão.Mas não deixa de ser boazinha

    • O Sr. Joaquim só me resta dizer-lhe para se deixar de CALÙNIAS ……è muito FEIO

    • Só poderia dizer isto: Deves perceber de molhos de Francesinha como de Mulheres…… ou seja não percebes Nada…..
      P.S Simplesmente um cliente descontente com este Post..

  45. Boa tarde a todos. Não posso deixar de partilhar a má experiência que tive um dia destes no Tappas. As Francesinhas são óptimas, mas não é só a qualidade das Francesinhas que importa. Guião da Madalena um dia de semana ao almoço e quando cheguei as 13:30h estava vasio. Sentei-me com minha mulher e filho bebé. Ninguém me perguntou se queria uma entrada para ir picando nem muito menos colocaram na mesa, fiz o pedido e passados 2 minutos tinha as bebidas na mesa, e eu pergunto, para quê? Esteve a cerveja a ficar quente sem nada para comer durante 20 minutos. Quiz mais molho foi preciso me levantar para chamar a empregada( sala vazia ), aquecem a sopa do bebé no recipiente que nos levava-mos e além de nem se darem ao trabalho de colocar a sopa num prato ainda me deixam trazer o recipiente por lavar. Ao fim perguntam se quero factura, meus amigos, é obrigatório, nem deviam perguntar. Conta paga e nem um obrigado e nem um sorriso que não custa nada. A casa do candal tem serviço, a da Madalena nunca mais lá vou. Se eu fosse o proprietário punha essa gente toda na rua. Aprendam a servir um cliente como deve ser. Cumprimentos.

  46. OLÁ A TODOS.
    PARA QUEM NÃO SABE DE 1 A 5 DE AGOSTO TEMOS O FESTIVAL DA FRANCESINHA EM VALONGO.
    ONTEM FUI ATÉ LÁ E LÁ ESTAVA A TÃO FAMOSA TAPPAS.
    FIQUEI MARAVILHADO POR FINALMENTE IR PROVAR A VOSSA AFAMADA FRANCESINHA.
    TENHO A DIZER QUE FOI UMA DESILUSÃO COMPLETA. O MOLHO NÃO SABIA A NADA, ONDE ESTAVA A SALSICHA FRESCA E A LINGUIÇA? APENAS TINHA BIFE, FIAMBRE E PENSO QUE SEJA CHOURIÇÃO. A PRIMEIRA FATIA DE PÃO ESTAVA LITERALMENTE COLOCADA AO PRATO. PARA UMA PSEUDO FRANCESINHA FEITA NO FORNO ESTAVA QUASE FRIA. NÃO PERCEBO COMO PODE ESTAR NO TOP. VISITEM O COSTA AQUI NO CENTRO DE VALONGO E PROVEM O QUE É UMA VERDADEIRA FRANCESINHA.
    DEPOIS DIGAM SE TENHO RAZÃO OU NÃO.

  47. Olá,

    Venho aqui relatar as 3 experiências que tive no Tappas.
    Primeira vez, tinha ouvido dizer muito bem e fui lá. Francesinha bastante boa, mergulhada em molho coberto de queijo tostado no forno. O sabor dos restantes ingredientes ainda assim distinguia-se e a qualidade estava lá. O picante ainda que anunciado como sendo algo forte para o molho escolhido, deixava bastante a desejar, mas deste facto já estou habituado dada a falta de paladar para o picante de grande parte das casas. As entradas de bola abriram bastante bem o apetite para o que veio a seguir. No geral era das melhores francesinhas que tinha comido, e com certeza graças a mim e a quem estava comigo ganhou bastantes clientes.

    As duas últimas vezes que me desloquei lá, fiquei desapontado, o molho era extremamente liquido e desensabido, a carne não era nada comparada à primeira vez que lá fui. A única coisa que se aproveitava era o picante estar no ponto no molho picante pedido à parte. A primeira vez que isto aconteceu dei o benefício da dúvida, e fui a lá outra vez passado uns meses, ainda que saí quase tão desapontado como anteriormente.
    Dizem-me que na madalena a francesinha está melhor, nunca fui a esse tapas, poderei ir lá um dia mas se voltar a ter a mesma experiência provavelmente terei de procurar um novo local para francesinhas no forno.
    P.S.: E salsichas de lata em molho desensabido não pode ser tido como uma boa entrada, principalmente comparada com o que dantes era. Preferia sinceramente pagar mais para comer algo melhor enquanto espero.

    Uma sugestão:
    Talvez fosse útil retirarem dos tops as casas às quais não têm feito visitas, pois poderão andar a enviar muita gente ao engano se o tappas está como à 2 meses atrás.

  48. Olá!

    Não sei se têm o hábito de re-visitar estes locais, porque fui ao Tappas depois de ver ter visto este site e saí de lá um pouco desiludido. Acredito que tenha tido azar, porque vários colegas meus já lá foram e todos falam bem da francesinha. A minha, simplesmente, não tinha granda sabor (fiquei com a ideia que lhe faltavam ingredientes).
    Outro factor, e embora tenha sido já há algum tempo, creio ter pago 12 ou 13€ no final..

  49. Vivam,

    Notamos, de facto, que nos últimos meses temos recebido muitos relatos desse género. É bom relembrar que nós não somos um top de francesinhas que está constantemente actualizado…nem “mandamos” ninguém a lugar algum. Nós relatamos experiências que tivemos numa determinada data e rankeamos….depois cada um olha para isso como preferir. E, por questões óbvias…iremos continuar assim por respeito a muitas casas que não foram visitadas e merecem uma oportunidade igual. Espero que compreendam.

    LMatias

  50. Boa Tarde,
    Sou apreciador de francesinha à muito tempo. E muito exigente.
    Falaram e falam tanto no Tappas que lá fui experimentar.

    Mediano, francesinha normal, nada de especial

  51. As francesinhas devem ser mesmo boas, ligar com dia e meio de antecedência para reservar e ter uma hora para jantar é de louvar.

    Vou ao yuku, que tão mal cotado está, mas que continua a ser o único local onde vou quando quero comer uma boa francesinha e liguei dez minutos depois de ligar ao tappas.

    Quando me lembrar do Tappas é porque estou com uma fome desgraçada e tenho pouco tempo.

    Cumptos.

  52. Um amigo disse que o Tappas Caffé estava em 1.º lugar no Ranking das Francesinhas e no dia 20 de outubro lá fomos ao tão famoso.
    A decoração é um verdadeiro espetáculo, o espaço agradável não fora o facto da porta estar fechada por causa do mau tempo, resultado não se podia respirar e o barulho ensurdecedor.
    O atendimento foi agradável, agora sobre a francesinha, as batatas fritas, o molho, a sangria e a famosa leiteira, pois, ainda continuo a esta hora a tentar encontrar alguma palavra para poder incentivar alguém a lá ir, mas infelizmente ainda não a encontrei.
    Por mim, nem a recomendo nem tenciono lá voltar mais vez nenhuma.

  53. Boa noite,

    Primeiro quero elogiar o vosso projecto. É algo que sempre quis fazer, apenas para usufruto próprio, mas ainda não possuo liquidez financeira para o iniciar.

    Em relação à francesinha devo dizer que fui ao Tappas o mês passado e… Era péssima. E péssima porquê?
    Primeiro devido à expectativa criada. Pelo que tinha lido seria uma francesinha fantástica e acabou por ser a maior desilusão.
    Segundo porque a francesinha em si nada tem de espectacular, muito pelo contrário. Como grande apreciador de francesinha, verifico primeiro o sabor do molho. Era um molho sem sabor, em que faltava todo o gosto deixado pelas bebidas alcoólicas que enriquecem e criam o famoso sabor da francesinha. Sou um fã do molho à moda antiga, sabor forte, ligeiramente amargo e ligeiramente picante. Este não tinha nada que sequer se aproximasse. Mais parecia daqueles molhos de frasco.
    Em terceiro lugar vem o sabor dos ingredientes. A linguiça não tinha sabor, a salsicha fresca idem e só o bife dava algum brilho a uma francesinha ofuscada pela sua própria fama.
    Em quarto lugar vêm as batatas fritas que, embora não seja para mim um factor relevante, se eram das pré-fritas e vinham pejadas de sal.
    Felizmente o atendimento foi muito bom e o xiripiti também. O facto de ser feito no forno funcionou, para mim e para as 5 pessoas que me acompanharam, mal porque comemos uma francesinha e parecia que estávamos a comer a lasanha…
    Voltem ao dito local porque há francesinhas no Porto bem melhores! :)

    Cumprimentos,
    Luís Sousa

  54. Boa noie!
    Eu sou amante e apreciadora de francesinhas. Fui então provar a tão falada nº 1 do ranking e sinseramente ficou muito à quem das espectativas. Fomos um grupo de 8 pessoas e todos ficamos com a mesma impressão cada um com coisas diferentes a apontar.
    Quanto á franesinha em si achei muito bem constituida com os ingredientes certos, excepto o bife que não era grande coisa, porque estava passado de mais.
    A segunda critica e a que me deixou mais desiludida foi o molho! foi talves dos piores que ja provei.
    A quantidade do mesmo era pouca, entao uma colega que fazia parte do grupo, recebeu a francesinha quase sem molho nenhum, quase seca. E vinha com pouco de uma forma geral nos restantes pratos. Tivemos logo de pedir mais molho, mas isso nem foi grande problema.
    Tentei provar o molho com a batata e do inicio ao fim e achei-o completamente sem sabor, parecia agua. E o outro com picante era igual e na mesma sem sabor, mas com picante a mais!
    Podiam fazer um molho com um bocadinho de picante sem ser os extremos.
    O ponto FRACO da francesinha é mesmo o MOLHO, porque parecia daqueles molhos pre-feitos de garrafa que ha a venda no supermercado.
    Só se calhou assim naquele dia, isso já não sei.
    Mas quanto ao conteudo da francesinha e ao queijo por cima é perfeito.
    Aquela francesinha com outro molho e um bife não tao passado ficava perfeita!!

    Cumps!

  55. Boa noite
    Primeiramente gostaria de felicitar o administrador por esta iniciativa que visa dar a conhecer e provar esta iguaria já tão tipicamente portuguesa.
    Como a maior parte das pessoas que frequentam este site sou uma grande apreciadora de francesinhas e posso afirmar que já experimentei a mesma em 36 estabelecimentos (sim eu conto-os e anoto a minha apreciação no fim).
    Não digo que seja difícil de me agradar, mas a degustação de uma boa francesinha passa pela qualidade da mesma, do espaço, do atendimento e pelo preço. Relativamente a este último ponto, acho irreal como é possível servirem francesinhas com um valor superior a 20euros, sem contar com as que levam gambas e afins. Friso desde já que eu só aprecio as típicas francesinhas.

    Em relação ao tappas caffé (Praia da Madalena) tenho os seguintes apontamentos:
    - Molho de muita fraca qualidade e ligeiramente “queimado” (molho normal)
    - Molho picante ridículo
    - Recheio “simples”
    - Acompanhamento fraco (batata e bebida) – finos mal tirados
    - Espaço com agradável decoração, mas mal organizado
    - Atendimento medíocre
    - Preço/Qualidade péssimo

    Com efeito, não voltarei a visitar este local pois acredito piamente que um bom serviço de restauração deve ter sempre o cliente como prioridade, certificar-se que o serve com produtos de qualidade e bem confeccionados e de igual modo para todos os clientes, independentemente do dia.

    Continuo a não entender como este sítio e outros se encontram nos tão afamados “TOP”. De tantas francesinhas que já comi, ainda não houve uma que eu dissesse “é perfeita”… E lamento voltar a restaurantes que me decepcionam quando experimento o bis da visita.

    Cumprimentos e boas francesinhas

  56. Em termos de conteúdo a francesinha é muito boa. Em termos de molho é dos piores molhos que já comi, parecia lavadura. Sou um apreciador de francesinhas e já sigo este projeto a algum tempo. O da taberna belga em Braga tem um molho de facto divino agora este Tappas Café… é para nunca mais.


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.