Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

25Jun/123

Café Atenas – Matéria bem estudada

francesinha1-150x150

Caros amantes de Francesinhas, o vosso Projecto favorito está de volta! Embalados pelas boas ondas que assolam o país do futebol partimos hoje para a cidade dos estudantes. Reunião marcada e à hora certa estamos todos reunidos. Partimos então para Coimbra, mais concretamente para o Café Atenas. Muito comentado e amplamente recomendado pelos nossos leitores mais atentos. Não poderiamos passar ao lado dessas sugestões.
Trajecto fácil, rumo a sul.

Chegados á bela cidade de Coimbra. Estudantes de capa negra vagueam pela rua e aproveitam os ultimos raios de sol. Divertem-se nas muitas esplanadas da cidade e programam a noite que se aproxima. Para nós os destino é outro. Procuramos os Café Atenas e um manjar que nos forre o estômago devidamente. A fome já aperta.

Aí está ele! Finalmente encontramos o famoso Café Atenas. Gente á porta e o interior está repleto! Tudo boas notícias. Entramos a sala está cheia, mas com alguma perícia lá se orienta uma mesa para os quatro. Malta jovem e de trato fácil preenche as mesas, deliciam-se com Francesinhas. Pedimos sem vacilar: Francesinha com batata frita e ovo. Pedimos também um 'sortido' de entradas. A fome aperta e é preciso aconchegar o estômago antes do prato principal.

Lá do fundo, de uma janelinha saem a uma velicidade estonteante pratos com paralelepípedos amarelos envolvidos em vapor. Vão voando para outras mesas enquanto nos vai crescendo água na boca. Acabou o 'sortido'. Sem contar surge na mesa uma travessa imponente de batata frita. Batata daquela que nós tanto gostamos, está a ganhar pontos. Quantidade e qualidade. Vem mais uma rodada de bebidas. Chegam elas, uma a uma como modelos de alta custura desfilam da janelinha lá do fundo até a nossa mesa.

Aspecto compacto e bom tamanho. A cor do molho impressiona. Somos seduzidos á primeira vista. Chegam à mesa e aquele cheirinho do molho não engana, aqui sabem da 'poda'...O molho picante e com boa textura. Um pouco líquido mas tem aquele sabor que nos agrada bastante. Intenso e explosivo no palato. Os condimentos estão lá todos. Acamados como manda a lei. Bife tenro e soculento poderia ser só um pouco mais alto. Salsicha e linguiça de boa qualidade. Fiambre em boa quantidade finaliza este interior de sonho. Uma sanduíche compacta e bem feita. No fundo como todas as Francesinhas deveriam ser. Todo o saber e amor foi transportado para a cidade dos estudantes.

Estamos perante uma Francesinha de topo. Claramente o Zé do Atenas sabe o que faz. Bom serviço, boa comida. Esta casa tem tudo para continuar o bom caminho que já fez! Ficamos felizes por saber que em Coimbra também se pode saborear uma boa Francesinha. Parabéns pelos 12 anos de casa e esperamos que sejam no mínimo sejam outros tantos.

A cidade Coimbra está muito bem servida com esta casa. Realmente uma surpresa bastante agradável. Certamente ensina a arte de bem cozinhar uma Francesinha a muitas casas que existem na Invicta.
Vale bem a pena a visita para quem esteja de visita á cidade de Coimbra.

Até breve e boas Francesinhas!

Parâmetros lmatias rpinto hvara dalves TOTAL
Local 7 6 7 6 6.50
Molho 7 5 5 5 5.50
Batatas 7 7 8 8 7.50
Inovação 6 6 6 6 6.00
Ingredientes 8 8 8 9 9.25
Preço 7 7 7 7 7.00
PONTUAÇÃO FINAL 7.00 6.50 6.83 6.83 6.79
CUSTO TOTAL 8,30 €
Comments (3) Trackbacks (0)
  1. parece que tenho de lá voltar. fui lá uma vez e (não sei se era por ser fim-de-semana), mas o pão estava recesso e isso fez com que a francesinha me parece-se muito reles. vamos lá ver

  2. devo ter tido azar quando lá comi. o pão era recesso e o molho achei banal. vou dar uma segunda oportunidade quando voltar a coimbra

  3. Comi dezenas, talvez centenas de francesinhas no Atenas e confirmo a sua enorme qualidade. Há ligeiras diferenças em função de quem a faz e da hora a que são feitas, mas em geral são top!


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.