Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

30Sep/110

Restaurante Convivio – Charme, Exigência e Carteira Recheada

francesinhas_convivio-300x207

Há coisas que mudam. O tempo, as vontades, as paisagens, as pessoas. Outras não. Uma das coisas que tem mudado é o poder de compra dos portugueses...para pior. A qualidade das nossas empresas...para pior. O número de desempregados...para maior. A nossa vontade de comer francesinhas...está na mesma! E foi numa tarde de verdadeiro Outono que o Projecto não resistiu a mais uma chamada e reuniu-se para cumprir o já épico objectivo: descobrir qual é, de facto, a melhor francesinha do país.

Depois de algumas incursões pela zona Norte, decidimo-nos ficar pelo nosso Porto e visitar mais um espaço emblemático da Francesinha no coração da cidade invicta: o Restaurante Convívio. Aqui, tal como no nosso apetite, nada mudou: aquele ar requintado de metais dourados e de mesas que parecem ter uma vida infinita, juntamente com aqueles balcões de bar longos e a "piscina" de crustáceos fazem deste espaço o lugar para quem procura um restaurante com charme e tradição. Os empregados, de laço e camisa branca rapidamente encaminham-nos à chegada para uma mesa com vista para o aquário onde as lagostas dão o último sinal de vida. Na televisão, o Otelul Galati - clube romeno que defrontava o SLBenfica para a Liga dos Campeões - fazia mais ou menos o mesmo.

Sem pedirmos, eis que surge na mesa umas entradas chorudas com bola de carne e croquetas de carne de comer e chorar por mais. Nisto, o funcionário troca a temperatura de um Ice Tea...um pedido foi fresco e este veio natural. Ao aperceber-se do problema (mesmo antes de servir), o mesmo desdobrou-se em mil desculpas. A sua preocupação com os pormenores foi por nós valorizada...Exigência é uma caraterística desta casa.

Os queijos e as tostas também faziam parte do menu e depois de uma rápida consulta da lista, decidimo-nos pela francesinha com bife. Para nosso espanto, não havia nesta casa essas "invenções" de francesinha especial pelo que o ovo encavalitado e a batata foram colocados (e pagos) à parte. Após alguma discussão sobre temas do dia, como o aumento do IVA e do desemprego, assim como do estado da dívida Grega, as francesinhas chegam como pano de fundo. Uma adição natural a um jantar de amigos que já não se viam há 15 dias. E assim elas cumprem mais uma vez o seu importante papel.

O molho, de tom esbatido e ás pintinhas, deixou a desejar logo na primeira garfada. Muito sem saboroso, com tudo algo misturado sem grande saber ou cuidado...quer-nos parecer. A Francesinha, apesar do seu aspecto de tamanho reduzido, era consistente e rica em carnes, pão e queijo de alta qualidade. As batatas caseiras estavam um snack agradável mas pouco mais do que isso: pareceu-nos que não foram fritas de forma muito fresca e isso, como sabem, faz toda a diferença.

De Manchester, vinha a notícia que o United local perdia...lá se ia a margem dos apostadores. 2500 kms a sul, no Convívio, íamos degustando a francesinha que rapidamente desaparecera dos nossos pratos...sem que tenha vindo molho extra para a mesa. No final, sem sobremesa, pagamos mais de 15 euros (11,20 pela francesinha)...o que significa que este restaurante não é, realmente, para qualquer bolsa....ideal para quem aprecia o Charme e Exigência num restaurante mas só acessível a quem tenha a Carteira Recheada, o Convívio é uma opção interessante pelas entradas e pelo horário que disponibiliza. A francesinha tem qualidade, não tem molho...mas parece-nos, sobretudo, demasiado dispendiosa para um "prato do povo". Fica mais uma opinião do Projecto em mais uma etapa da nossa longa viagem. Um abraço para todos vós que nos seguem e para o Manchester, que ao cair do pano, ainda empatou o jogo :)

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 7 7 7 7 7.00
Molho 5 5 5 5 5.00
Batatas 6 6 6 6 6.00
Inovação 7 6 6 6 6.25
Ingredientes 8 7 8 7 7.50
Preço 5 5 5 5 5.00
PONTUAÇÃO FINAL 6.33 6.00 6.17 6.00 6.13
CUSTO TOTAL 11.2 €
Comments (0) Trackbacks (0)

No comments yet.


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.