Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

9Sep/1037

Cervejaria Galiza: A Qualidade Compensa

Classe. É a palavra que melhor define este espaço. Faltavam alguns minutos para as 20 horas quando passámos. Ali, bem no centro do Porto, coração da cidade, jaz uma das mais famosas cervejarias do Porto: A Cervejaria Galiza. Sabíamos que não se iria tratar de uma visita qualquer: o nome da casa impunha respeito. Pedimos algumas cervejas e uns salgados. Classe. Não muito gorduroso, não muito seco...o croquete e a chamuça fizeram jus à sua casa.

O atendimento foi  personalizado, sorridente, atento, rápido...eficaz. Classe. Não demorámos a escolher o nosso prato: Francesinha com Bife, segundo a ementa. Até porque a Sevilhana acabou por não nos convencer. Aí, deparámo-nos como uma Francesinha de sangue azul: aspecto altivo, quase arrogante de tão límpida que parecia. À primeira garfada, rendemo-nos à evidência: estávamos perante uma Francesinha de top. Grande molho...clássico mas com um sabor que perdura.

Batatas no ponto e ingredientes de excelência. Devemos destacar o bife como principal ingrediente: alto, mal passado, do vazio. A cerveja, Super Bock, não parou de abastecer a mesa pois os finos não pareciam ter a capacidade de esmorecer. E assim, ao terminar, todos sentimos o óbvio: A Qualidade Compensa! E apesar da conta assustar mais que em outros estabelecimentos, uma boa francesinha vale a pena o esforço da carteira. Tanto que até decidimos comer uma sobremesa... e não é que também é fantástica? Daí que estejamos nas condições de dar as boas-vindas à Cervejaria Galiza: entrou directo no nosso Top 3.

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 8 7 8 8 7.75
Molho 9 8 9 8 8.50
Batatas 7 6 6 7 6.50
Inovação 7 7 7 6 6.75
Ingredientes 8 8 8 8 8.00
Preço 8 7 8 7 7.50
PONTUAÇÃO FINAL 7.83 7.17 7.67 7.33 7.50
CUSTO TOTAL 9.6 €
Comments (37) Trackbacks (0)
  1. Estive lá há pouco tempo e o atendimento falhou-me, demoraram para aí 10 minutos a trazer-me a segunda bebida. Mas não me queixo de mais nada.

  2. Entendo. Mas sabes que quando está cheio, é normal que demore…daí que não me pareça um ponto importante.

  3. omg estava a gostar do blog até ver que a cervejaria galiza está em segundo e a alicantina em 4º!!!! what is wrong with you people??!! a sério meu, fui lá com um monte de amigos e todos, mas todos, ficamos super desiludidos com as francesinhas! Há tantas, melhores! Mas pronto, gostos são gostos, e vou ler o vosso blg só mesmo na de conhecer lugares novos :)

    • Viva,

      Respeito a tua opinião. Agora parece-me difícil considerar a francesinha da Galiza ou da Alicantina uma má Francesinha. Se é a melhor, é discutível…mas os ingredientes e o molho não enganam. Fica a minha opinião.

      Cumprimentos,
      LMatias

  4. É pena não teres experimentado a Sevilhana pois são também muito boas.
    Li aqui alguns comentários sobre as francesinhas e onde são ou não melhores. A cervejaria Galiza, é mais do que uma simples casa de francesinhas como os outros restaurantes que citaram. Tem uma excelente cozinha, bons mariscos, e, desafio quem quiser provar o contrário, a melhor cerveja de pressão da cidade do Porto!! Basta ir a qualquer bar/rest e pedir uma cerveja de pressão, que ou já vem com pouco gás ou perde-o depressa. Uma caneca de cerveja no Galiza, passados 15 minutos de ter chegado à mesa mantém a mesma pressão original. Para quem aprecia cerveja de pressão, sabe bem o quão importante é este facto.
    Para mim, a/o Galiza, é o local ideal para confraternizar com amigos, depois da meia-noite (a cozinha fecha às 2h), com dos melhores staffs que conheço.
    Cervejaria Galiza Sempre!!!

    • Amigo Pedro,

      Há muito não ouvia novas tuas…como estás? Sim, o Galiza é de facto um espaço de eleição. O preço é que impediu, claramente, de se manter no top. Ainda assim, acho a francesinha em si, a título pessoal, como a melhor do Porto (contando as que o Projecto foi).

      Cumprimentos,
      LMatias

      • Caro Luis,

        Curiosamente não sabia que este blog era teu :) entrei nele via facebook do Galiza eh eh eh.
        Comigo está tudo bem. Folgo em saber que contigo também.

        Grande Abraço

  5. Boas de salutar este blog , quanto a francesinha da galiza o bife é óptimo bem como o que compõem a francesinha , na minha opinião só o molho é que peca por ser muito espesso é só uma opinião e as batatas serem congeladas ! Os melhores cumprimentos !

  6. Bem ontem encontrei o site…. E claro que olhei logo para o top das francesinhas. 1.º Tappas Café, sem dúvida, são mesmo boas….
    Mas em 2.º lugar Cervejaria Galiza…nunca na vida aquilo pode estar nos lugares top’s existem francesinhas tão boas na cidade Invicta….
    Se querem comer francesinhas não vão a Cervejaria Galiza…

  7. Fui ao Galiza atraves do vosso blog, ia com receio devido ao que aqui vi escrito e infelizmente o receio tornou-se verdade.
    Factos:
    - O tempo de espera pela francesinha foi mais de 30 min (o restaurante estava cheio mas mesmo assim)
    - O molho foi dos piores que experimentei até hoje
    - O bife muito mal passado
    - As batatas notava-se que tinham sido fritas já à bastante tempo
    - E por fim a conta não reflecte a qualidade, caro demais

    • Caro Nuno,

      No dia em que fomos lá, estava pouca gente. Foi um dia que jogou Portugal mas estava vazio.
      De facto, as várias opiniões podem fazer transparecer outra visão. No entanto, nós aqui registamos a opinião de um sítio por uma visita. Uns são beneficiados, outros são prejudicados mas as regras do blog são essas mesmo. Mas respeitamos quaisquer opiniões.

      Cumprimentos,
      LMatias

  8. Notasse aqui um carinho pelo o Galiza, o que torna mais difícil de rebater a visão.

    Claro que cada um tem a sua opinião mediante o atendimento,
    e este pode variar de dia para dia ou até de hora para hora.
    Mas o que faz uma boa casa é isso mesmo, quer no stress quer na calma, manter o nível de atendimento com perfeição.
    Aqui peço desculpa, pois o Galiza tem muito que aprender, e para tal basta só atravessar a rua e ver o GAMBAMAR.

    Quanto a Francesinha, é uma questão de gosto, pessoalmente gosto mais do molho original com mais cerveja e menos “Caldo de Carne”, mais aveludado, com o tom vermelho do tomate, sendo que o molho deles o mais longe do meu gosto pessoal.

    Abraços
    Splash

    • Viva,

      Não temos especial carinho pelo Galiza ou por qualquer outra casa. Essa é uma ideia errada.
      Simplesmente fazemos a nossa avaliação com base em “one-night-stand” e não pelo perspectiva histórica que temos da casa, o que a pode tornar mais volátil, é certo, mas mais genuína e equilibrada também pois é igual para todos.
      O Gambamar…é uma das próximas.

      Abraço,
      LMatias

  9. viva.
    pois e cm muito gosto que recebi a noticia do top 3 para o gambamar(sou funcionário de lá)mas sinceramente galiza!!!!????obgdo

    • São opiniões, meu amigo! Temos que respeitar todas…estas são as regras do blog, fazemos uma visita e contamos e avaliamos o que comemos e vimos.
      Um abraço,
      ProjectoFrancesinha

  10. Já alguém foi ao Café Hamburgo em Vilar do Paraíso?
    São DIVINAIS…

    Abraços

  11. Bem, não poderia discordar mais desta classificação.
    Fui lá com um grupo de 8 pessoas, a única pessoa satisfeita com o que comeu foi a que não pediu francesinha.
    O molho é horrível, parece sopa. Dos piores que já comi, e a opinião foi consensual. Do recheio já não posso dizer o mesmo, pois era, definitivamente, muito bom. Mas aquele molho…..
    Francesinha altamente desaconselhada.

    • Viva Rui,

      O nosso roteiro baseia-se em experiências de um só dia, de uma só vez.
      É evidente que a amostra pode não ser representativa da qualidade geral do espaço….isso pode acontecer nos dois sentidos.
      Pelos comentários que este post teve, parece-me que esse foi um desses casos.
      Ainda assim, essa foi a classificação da nossa experiência e iremos mantê-la por ser fiel ao que pensamos depois de visitar a Cervejaria Galiza.

      Obrigado pela observação e participação,
      PFrancesinha

      • Acredito que a força do povo vos deve fazer ir lá mais uma vez, para esclarecer a questão :) Provavelmente mudarão todos de opinião ou, quiçá, ficaremos a saber que vocês gostam do estilo de molho que eles lá têm.
        Como espaço de referência que o “Projecto Francesinha” se está a tornar, penso que o vosso top deve, efetivamente, refletir a qualidade dos espaços para que as pessoas não sejam lá levadas em vão, como foi o meu caso (mais especificamente, do grupo que foi comigo).
        Boa sorte para a continuação do projeto!

        • Viva Rui,

          Compreendo o pedido. Acontece que não podemos visitar duas vezes nenhum dos espaços sob pena de deixarem de estar em pé de igualdade. Estas são as regras do jogo, para o bem e para o mal. Todas as francesinhas do top 10 são grandes francesinhas…duvido imenso que voltando lá este top ficasse diferente nas casas que distingue. A ordem poderia ser alterada mas as francesinhas não deixam de ser excepccionais. O que diferencia são pormenores e no dia em que lá fomos, as do Galiza foram muito boas, de facto.

          Cumprimentos,
          PFrancesinha

  12. Confesso que me surpreende esta casa no TOP3, até pk a francesinha considerada normal lá em sem bife..e mesmo com bife deixa muito a desejar..mas são opiniões:)
    no mesmo estilo recomendo uma casa bem perto Café Convivio (atrás do bom sucesso) e o museu dos presuntos na foz.

    abraço

    • Viva,

      Correu-lhes bem a vez que fomos lá…são as “regras do jogo” e beneficiaram o Galiza como podem ter prejudicado outros.
      Mas o nosso Projecto é mesmo esse.
      Quanto às casas que refere, estão referenciadas e iremos visitá-las em breve.

      Melhores cumprimentos,
      PFrancesinha

    • O convívio até há bem pouco tempo era um sítio a evitar para quem quer comer uma bela francesinha.
      Recentemente alteraram por completo o molho e tenho de admitir que está francamente melhor

  13. pelo que li aqui, há muito quem goste de molhos aguados…são gostos… Eu pessoalmente detesto molhos tipo aguados…agua com cor, não obrigada…

    A minha primeira francesinha foi comida na galiza, e em poucos sítios encontrei um molho tão bom. Também é verdade que já nao vou lá comer a dita á algum tempo, mas duvido que tenham modificado muito o molho.

  14. Boas Matias,
    Desde já os meus parabéns pelo blog.
    Fui recentemente à galiza e comi a dita cuja com bife. O molho era razoavelmente bom. Do atendimento não me posso queixar (também talvez porque cheguei cedo e ainda tava muito pouca gente). As batatas eram realmente uma porcaria (principalmente por serem congeladas)… até sobraram… Agora da francesinha propriamente dita posso dizer que foi das melhores que comi até hoje. De destacar o bife que por momentos pensei que era um hamburger de tão tenro que era :p

    Bem continuação do bom trabalho,
    Nuno Rosa

  15. Para alem de cara foi a pior francesinha que ja comi , como e possivel estar em 2 ?
    recomendo irem ao rei das francesinhas em amorim …

  16. Antes de mais, parabéns pelo site e pela iniciativa.

    Quanto à francesinha da Cervejaria Galiza…desilusão. Fui lá na segunda com uns amigos, e ficamos todos um pouco desiludidos, principalmente o molho.
    O bife estava óptimo, dos melhores, mas o molho…Não sei, talvez tenha sido um dia fraco.

  17. Fui hoje à Cervejaria Galiza e foi uma desilusão também. Começamos logo no atendimento que não se compara em nada em simpatia para com o cliente em relação a outros sítios (antipatia). A Francesinha não era grande coisa: começava-se pelo molho que era muito picante que ocultava completamente o gosto do resto do prato. Notava-se que foi má confeccionada pelo facto do queijo estar em excesso e o pão estava tostado (nunca tinha comido nada assim). Em relação ao Bife, estava bom, nada de apontar em relação a isso. Notava-se mesmo pelo número de clientes que lá tinham que era reduzido.

    Em suma, é muito cara e é muito má. Melhores francesinhas virão.

  18. Eu acho incrivel como é que o Galiza está em segundo lugar. Francesinhas congeladas do jumbo são bem melhores, e compensam mais em relaçao qualidade-preço.Muito mau atendimento. Tappas café até agora continua a ser dos melhores.

  19. Estive nesta casa terça-feira, dia 23, noite de “DEAD CAN DANCE” na Casa da Música.
    Aspetos menos bons:
    Batata congelada, péssima;
    molho demasiado picante;
    preço elevado

  20. Estive lá no passado sábado e digo-vos, não volto lá! O atendimento é terrível. As francesinhas têm qualidade, mas quando o serviço não presta, todo o resto fica para segundo plano.
    No entanto passo a enumerar os motivos que me levam a tais comentários:

    1º Bebidas trocadas… com um pedido de outra mesa.

    2º As francesinhas ficaram mais de 5 minutos a arrefecer no balcão.

    3º As francesinhas, já frias, vieram sem batatas (que estão incluídas)

    4º Pedimos as batatas e molho, tivemos que refazer o pedido a 3 funcionários até virem passado 20 minutos.

    5º As batatas que tanto demoram a sair da cozinha, são congeladas.

    Resumindo, pagámos caro, por 2 francesinhas frias. Não há molho que salve o interior se este já estiver quase quase uma hora frio.

    Reparámos que nas outras mesas passava-se exactamente o mesmo, pois havia gente a refilar, por terem pedidos em atraso; mesas onde algumas pessoas já tinham acabado de comer (dentro do mesmo grupo de 4 pessoas e famílias) e os restantes ainda estavam à espera do pedido… francesinha!

    Acho que deviam lá voltar e rever este 2º lugar no ranking, que actualmente é no mínimo anedótico…


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.