Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

23Jun/116

A. Cunha 2 – Aposta Segura

francesinhacunha-300x259

E tudo volta ao normal. O Projecto Francesinha 'is back in business'. Esta semana a vida portuense gira à volta de sardinhas, febras, broa, martelinhos, alho porro e bom vinho. Semana de fim de semana prolongado que promete festa rija, no Porto e arredores. Contudo o Projecto continua concentradissimo na sua missão e não facilita. Mais uma aventura e uma agradável surpresa. Desta feita o destino foi a zona de Ramalde, conhecida por vezes por outros motivos menos nobres. Todavia, a partir de hoje será conhecida - pelo menos para nós - como um bom sitio para deliciar uma Francesinha. Falamos claro está do Café A.Cunha 2. Com um reclamo imponente no topo do edifício, não há que enganar!


Espaço tipicamente portuense, bastante caseiro. Agradável e bem composto. Já várias mesas estão enfeitadas com as 'gostosas do pedaço'. Sentamos e a escolha é óbvia, sem menu e sem pestanejar: Francesinha c/ ovo e batata, dois finos e duas canecas. Rápido e eficaz, bem do jeito que o Projecto gosta. Olhamos em redor, gente que se delicia com o que vai trincando. Gente humilde e trabalhadora, que como nós, tem ao final do dia alguma paz e descanso. E sempre que possível acompanhado com boa comida e boa companhia.
Vamos afinando os detalhes para o grande dia. Está já aí. Teremos surpresas e novidades. O local foi escolhido por vós e, como bons democratas, aceitamos a decisão da maioria. É já dia 30 de Junho !
Entram mais e mais pessoas. O espaço fica cada vez mais quente e cheio de comensais. É um bom sinal, os locais movimentados são assim por alguma razão.

Vindas bem lá do fundo, elas surgem com uma cor e cheiro que se avista de longe. Grandes, imponentes. A primeira avaliação é bastante positiva. Ficamos todos agradavelmente surpreendidos. Até porque a fome já apertava e impunha-se algo de dimensões superiores, e de facto foi o que nos surgiu na mesa.
A conversa continua e é dada a primeira garfada. Para nossa surpresa existem dois bifes no interior! Com a altura ideal, textura e sabor no ponto. Um ovo com dimensões nada normais, bastante grande para não destoar. O queijo bastante saboroso agasalha na perfeição o pão. Este tem a altura ideal apesar de ser um pouco mole. Continuamos o desbravamento.

Chegam as batatas. São finas e claramente congeladas. De uma qualidade que não é bem no nosso agrado. Mas adiante. A primeira batata salta discretamente para o molho.
Apesar de congelada combina bem com este molho. É como nas Ciências Matemática, menos com menos dá mais... Um molho saboroso, aparentemente com tudo o que deve ter. Mas era demasiado líquido, ganha nitidamente pelo sabor e textura. As Francesinhas estão claramente pouco demolhadas, rapidamente ficamos a seco. Pedimos mais molho. As batatas acabam, surge rapidamente outra travessa. Não nos falta nada. Temos tudo.
Dois bifes de uma qualidade superior, tenros e bem temperados. Uma pequena fatia de linguiça aparece como que perdida no meio dos dois enormes bifes. Salsicha fresca nem vê-la. Fiambre e bacon compõem o conteúdo desta Francesinha.

Saltam claramente à vista os dois bifes. Poderiam ser acompanhados de algo mais. Vale sem dúvida a visita a este local, bem referenciado por todos. Apesar dos dois bifes de bastante qualidade, pensamos que o preço está um pouquinho acima, mas quem somos nós para julgar comerciantes trabalhadores. Quem se dá a estes 'luxos' é porque pode e nós ainda vamos podendo. Um abraço a todos os que nos seguem! Vemo-nos no nosso aniversário, dia 30 de Junho, pelas 20:30 no Tappas Caffé! Inscrições aqui!

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 6 6 6 6 6
Molho 6 5 5 6 5.5
Batatas 5 4 5 6 5
Inovação 8 7 7 7 7.25
Ingredientes 7 8 7 8 7.5
Preço 7 6 6 7 6.5
PONTUAÇÃO FINAL 6.50 6.00 6.00 6.67 6.29
CUSTO TOTAL 10.8 €
Comments (6) Trackbacks (0)
  1. Penso que a avaliação dada é muito baixa. Mas enfim, são opiniões.
    Do que conheço de francesinhas, e já fui aos locais mais famosos e bem cotados, esta pode ser considerada “pesada” pelos dois bifes.
    De qualquer forma, encontra-se no meu top 3 e considero as batatas uma das componentes que mais gosto, apesar de congeladas.
    Continuem com este projecto para trazer mais discussão sobre a nossa adorada francesinha.

    Cumprimentos!

    • Viva Rafa,

      São opiniões. Esta francesinha acaba por não impressionar nem no molho nem nas batatas, que tanto valorizamos. Para o tipo de sítio que é, acaba também por ser dispendiosa. A pontuação reflecte isso também.

      Cumprimentos,
      LMatias

      • Concordo com a opinião do Rafa, Guru da Francesa. A Irmandade prevalecerá.

        Duas cabeças pensam melhor que uma, 2 bifes sabem também.

  2. Na minha modesta opinião, estas são as melhores francesinhas do Porto. mais nada…

  3. Boa tarde e antes de mais, parabéns pelo projecto.
    Gostaria de colocar uma questão.
    Já que estão por dentro de um projecto ligado às Francesinhas, sabem se a Confraria da Francesinha ainda existe? E se existe como é possível nos tornar-mos confrades?
    Obrigado e um bem haja para todo o grupo do projecto francesinha.
    Rui Machado


Leave a comment

(required)


*

Trackbacks are disabled.