Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

17Feb/121

Majára – Luxo para Esquecer

francesinha-300x185

Alegrem-se todos os Portugueses: O Lucho está de volta, o Domingos foi embora e o SL Benfica está a ganhar!! E é claro, o Projecto Francesinha está de volta com mais das suas peripécias. Desta feita, fomos a uma histórica cervejaria numa cidade virada para o mar. Matosinhos é já um destino recorrente do nosso projecto...e o Restaurante Marisqueira Majara foi o escolhido para a nossa visita.

A chegada foi fácil não fosse o nosso alvo um restaurante já com mais de 20 anos de história... a entrada, opulenta, em nada fica a dever ao ambiente da sumptuosa sala de jantar, de pé alto, cozinha em open space, guardanapos e atoalhados de pano e um sem fim de pormenores puramente deliciosos de quem aprecia tais luxos. Aliás, Luxo é uma palavra que ocorre com frequência a quem visita tão ilustre restaurante. Na televisão, um jogo de futebol centra as atenções e sem que déssemos conta, já umas deliciosas torradas tomavam conta do espaço das entradas na nossa mesa. O serviço impecável dos funcionários altamente educados e aprumados, os enormes castiçais que iluminavam a sala e os aquários que na entrada exibem alguns saborosos moluscos prontos a saltar para o prato concentra-nos o tema de conversa antes da atracção principal: é que por esta altura, as naturais francesinhas especiais já estavam há muito pedidas.

O Real Madrid também jogava em casa e por esta altura já chegavam ecos de um golaço do Cristiano Ronaldo e quase que por instinto, as batatas aterram na mesma. Qualidade artesanal superior, como que saídas dum baú do éden batateiro, uma verdadeira delícia...e o FC Porto já marcava por esta altura o segundo golo, pelo colombiano James. As francesinhas vieram rapidamente...cheiravam a marisco e vinham acompanhadas de um sumptuoso camarão. O Projecto Francesinha gosta disso!

Contudo, os amores acabaram por aqui. A francesinha aqui vem recheada com um Lombo Assado cuja combinação com os restantes ingredientes não era do nosso agrado. O molho, muito aguado e com um sabor excessivo a algo extremamente picante (não sabemos se piri-piri forte, malagueta ou outro ingrediente do género) dava muita sede mas pouco sabor à dita cuja. O preço (11.50 euros) reflecte a qualidade do espaço e do serviço em causa, mas é altamente exagerado no que à qualidade da francesinha diz respeito. E se podemos recomendar o Restaurante pela sua qualidade, não o podemos fazer pela sua francesinha...a menos que sejam mesmo fãs do Luxo. Um Abraço a todos os que nos seguem e obrigado a todos pela importante marca que juntos atingimos (3000 fãs no Facebook).

Parâmetros lmatias rpinto hvara dalves TOTAL
Local 8 8 8 7 7.75
Molho 6  5 5 5 5.25
Batatas 7  8 9 8 8.00
Inovação 6  6 6 6 6.00
Ingredientes 6  6 6 6 6.00
Preço 4  5 5 5 4.75
PONTUAÇÃO FINAL 6.17  6.33 6.50 6.17 6.29
CUSTO TOTAL 11,50 €
Filed under: Francesinhas 1 Comment
4Feb/120

Toca Dos Amigos – Um Pedaço de Portugal

francesinha-300x224

O Frio invadiu a peninsula ibérica. Agasalhos e bebidas quentes recomendam-se a todos mais do que nunca nesta altura do ano. A recomendar, talvez, uma aventura mais caseira. O Projecto Francesinha não concordou e procurou mais uma aventura...nesta já longa jornada que todos vós acompanham. À algumas semanas atrás, recomendaram-nos a Toca dos Amigos em Gulpilhares (Vila Nova de Gaia) como um espaço que aliava o bem estar do pequeno restaurante tradicional e familiar português à boa francesinha. Levando isso em conta, decidimos visitá-lo e ver se esta recomendação tinha razão de ser.

O espaço foi difícil de encontrar. Por entre estradas em obras, desvios intermináveis e mudanças de morada, lá conseguimos encontrar o estabelecimento. Primeiro feedback: tasco! O verdadeiro tasco português: vozes altas sobre conversas do dia a dia, pessoas de meia idade que não vieram para jantar, garrafas de bagaço mais para lá do que para cá, TVs e lareiras para entreter os demais. Afinal de contas, estamos na Toca dos Amigos.

A sala de jantar estava fechada...não esperavam muitas visitas a uma terça-feira. Lá ligaram tudo de propósito para nós. Na televisão, algumas notícias e futebol. O essencial para nos entreter enquanto o forno aquecia para "elas": as óbvias francesinhas com batata e ovo vão ao forno aqui. E assim começa um verdadeiro jantar à lá carte. Entre dois dedos de conversa, lá falamos nas oportunidades de emprego que por essa Europa fora chamam pelos jovens portugueses que, como nós, são recém-licenciados mas não têm em Portugal uma carreira promissora.

E assim como nós, as francesinhas já gritavam "Prontas" de dentro do forno. Em meio nó de palavra, já elas se regalavam na nossa mesa. Quadradas, com queijo a ferver e um molho um pouco aguado. À primeira vista, parecem mais uma francesinha...após a primeira dentada, formulámos melhor a nossa opinião: os ingredientes de qualidade fazem desta uma francesinha diferente. Tosca, pitoresca mas saborosa ao mesmo tempo.

Tinha tudo lá: o ovo no ponto, o bife mal passado mas suculento, a salsicha fresca...enfim! Um sem fim de sabores. A batata frita não era brilhante mas foi feita na hora. E o molho...não sabemos bem o que apontar ao molho...não era brilhante. Mas o conjunto faz uma francesinha que, para quem morar para estes lados, vale a pena experimentar...até pelo preço!! 7e por uma francesinha com batata e ovo desta qualidade já não se vê todos os dias e é de aproveitar! Um abraço a todos vocês e um até já!

Parâmetros lmatias rpinto hvara dalves TOTAL
Local 6 6 6 6 6.00
Molho 5 5 5 6 5.25
Batatas 7 5 7 6 6.25
Inovação 6 5 6 6 5.75
Ingredientes 8 7 8 8 7.75
Preço 8 8 7 7 7.50
PONTUAÇÃO FINAL 6.67 6.00 6.50 6.50 6.42
CUSTO TOTAL 7,00 €
Filed under: Francesinhas No Comments