Projecto Francesinha Um Projecto de bem comer a norte

27May/110

Francesinhas Al Forno – Um desejo derretido

francesinha_francesinhas_al_forno-300x266

Caríssimos, o Projecto Francesinha está novamente na estrada. Numa semana em que não somos os únicos a percorrer Portugal. Uns oferecem, uns prometem, uns mudam, uns reclamam, uns desdizem, uns confirmam, uns diminuem, uns aumentam, uns imitam e outros até falam algo com interesse. Continuarão assim nos próximos anos... Nada como a redondinha para animar o povo e fazer com que as conversas de elevador deixem de ter por base a meteorologia... Povo contente, povo sorridente.
O Projecto Francesinha continua e nada afecta o nosso objectivo: Apurar qual é, de facto, a melhor francesinha do país! Neste sentido, foi com naturalidade que demos mais uma entrevista, desta feita para o Jornal da Tarde da RTP. Sigam-na AQUI a partir do minuto 17:03. Apesar do mediatismo, nada nos impediu de visitar mais um templo.
Estava uma bela tarde de sol e nada como finalizar o dia com uma Francesinha e uma boa conversa sobre aquilo que nos move. Viagens e mudanças. O Projecto reúne e decide. Hoje ficaremos à beira mar. Para esclarecer desde já os mais atentos, o PF visitou o "Francesinhas Al Forno" na Marginal das Praias em Leça da Palmeira. Para que ninguém fique confuso, o PF esclarece. Cada local é escolhido da generosa lista que temos - resultado da contribuição de todos vós.. Iremos a todos, isso não há duvida!
O sol está quase a tocar o mar. Chegados ao local, encontrámos m cenário perfeito... quem sabe, para outras paródias. Mas hoje o propósito é outro. Entramos e encontramos um espaço bastante agradável. Virado para o mar. Rapidamente nos sentamos. Os menus estão em cima da mesa e os nossos olhares apontam para a secção que mais nos agrada. Sabem bem qual é. Um menu recheado de opções, com cerca de 6 ou 7 opções de Francesinhas. É de louvar tal quantidade, talvez para agradar ao maior numero de clientes. Nos tempos de hoje, tudo se vende, tudo se compra. Aceitamos. Para não sair da nossa linha de pensamento fazemos a opção mais sensata. A intitulada 'A Nossa' é a escolhida. Com todos os ingredientes a que temos direito...nem hesitamos!
Surgem umas entradas, uns presuntinhos. A conversa flui e decisões importantes são tomadas. O comité está reunido e faz umas quantas deliberações....O futuro do Projecto Francesinha está assegurado. Para breve teremos novidades.
'Patati Patata' a conversa esta animada e elas chegam bem de fininho. Aspecto imponente e algo artificial. É a primeira impressão. As batatas chegam à parte num pratinho que se encaixa na perfeição, ao contrário das batatas. Eram congeladas e estavam bastante salgadas, como tudo o resto. Demolha-se a primeira batata no molho. A sua liquidez não apresentava muita confiança, mas arriscamos. Os receios confirmaram-se... molho demasiado liquido, o sal predomina....o colestrol e o PF não gostam disso. Com dificuldade, lá se conseguem distinguir os outros ingredientes que devem compor o 'nectar dos deuses'. Avançamos para a estrela da noite. Primeiro corte e verificamos que o queijo é demasiado branco e com uma certa plasticidade. Não é saboroso...não é ao nosso gosto.
O pão é demasiado alto e está ao natural. Pensamos nós  "o importante não é o embrulho, mas sim o presente em si" ... todavia, este conceito não se aplica aqui. Todos os ingredientes têm de ser de qualidade, só assim temos uma Francesinha de topo. Os ingredientes internos apresentavam, sem dúvida, uma qualidade e em quantidade louvável. Havia de tudo. Um bom bife de alcatra, bem cozinhado. Alto e saboroso. Linguiça e salsicha fresca q.b. e para acompanhar são colocadas também umas fatias de presunto.
O preço também não é o mais convidativo (apesar de o local ser agradável e com uma boa vista). Sabemos bem que temos de pagar por tudo...mas entendemos que o conjunto não justifica a factura. Para quem estiver na praia de Leça e não pretenda uma deslocação muito grande, esta poderá ser uma opção. Tendo em conta que a satisfação não é plena.
Estejam atentos ao Blog do Projecto! Brevemente haverão novidades festivas...
Até breve!

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 7 8 7 7 7.25
Molho 5 4 4 5 4.5
Batatas 5 6 5 6 5.5
Inovação 5 5 5 5 5
Ingredientes 7 6 7 6 6.50
Preço 5 5 5 5 5
PONTUAÇÃO FINAL 5.67 5.67 5.50 5.67 5.63
CUSTO TOTAL 9.5 €
Filed under: Francesinhas No Comments
12May/1115

Paquete: O Cruzeiro da Francesinha

francesinha_paquete-300x287

Barça Barça Barça! Gritam os blaugrana...o Barcelona é campeão hoje com um golaço de Keita e mesmo sem vencer, impede que Mourinho se sagre campeão de Espanha como já se esperava. Este começou a ser o apontamento do dia quando chegámos ao conhecido Bairro da Barranha, na Senhora da Hora. Aí, rezavam os nossos leitores, andava à deriva uma Francesinha de comer e chorar por mais. E não é que não se enganaram?

Primeiro o espaço: o ambiente parece o de um bairro social no Porto devidamente adaptado ao século 21. Pequenas casas, pequenas rotinas, pequenas "prisões" em que pessoas humildes fazem o seu dia-a-dia. São apenas vidas. Quando entramos no espaço, remodelado, limpo e com uma decoração agradável e moderna, ficamos surpreendidos. E pela positiva! Quando chegamos à mesa, as entradas já chamavam por nós...um paté de atum e um queijo de cabra faziam as delícias dos habituais comensais enquanto as azeitonas voavam que nem flamingos em tempo de migração para destinos mais quentes. O pedido foi o tradicional por este sítio: francesinha especial com tudo a que temos direito pois, como sabem, não somos pessoas de fácil satisfação ;)

Entre dois dedos de conversa, brincadeiras, políticas e outros trabalhos demais lá fomos aquecendo a mesa para o tópico principal: a Francesinha. Foi com expectativa que aguardámos cerca de 15 minutos que ela chegasse. Já estamos habituados que as princesas nos façam esperar...portanto foi sem surpresa que constatámos o óbvio: valeu a pena. Qual sua majestade que passeia no tapete vermelho para si estendido, a Francesinha chegou à mesa e disse para quem quis ouvir: estou aqui! Aspecto guloso e tamanho generoso, foi um regalo para os olhos ver tamanha iguaria chegar à nossa mesa. Pum! Tiro de Partida, primeira garfada, aspecto caseiro, batatas caseiras, tudo parece muito agradável...será possível? Sim!

O Bife era bastante razoável mas as carnes frescas, em qualidade e quantidade abundante, eram uma delícia. O queijo fazia a sua função e o pão, nada industrial, esticava a francesinha para um tamanho que sem ser enorme, satisfazia qualquer um. O molho era à homem, um pouco picante para o gosto dos demais, mas não em demasia...e passado algumas garfadas, trocámos olhares e percebemos que estávamos perante uma francesinha especial. O que decidimos fazer? Continuar a comer, pois!

Um de nós, mais habituado a petiscos mais leves, não conseguiu acabar...mas foi a excepcção que confirmou a regra. Só no preço é que fomos surpreendidos: 8,5 euros começam a ser normais para uma francesinha e esta tem esse valor. Mas só isso...menos 50 cêntimos e o preço seria perfeito! O atendimento foi muito simpático e o espaço não estava nada cheio, provando que o dia de semana e a crise afastam o português do melhor dos pitéus...o Barcelona é que não é afectado pela crise! Parabéns Barça e Parabéns Paquete: a francesinha é boa e vale a visita de qualquer curioso que goste de comer uma boa. O Projecto volta em breve, para as actividades já habituais. Obrigado a todos por fazerem de nós uma referência nos roteiros de Francesinhas online. Um Abraço e até já!

Parâmetros lmatias
rpinto
hvara
dalves TOTAL
Local 7 8 7 7 7.25
Molho 6 5 6 7 6.00
Batatas 7 6 7 7 6.75
Inovação 7 7 6 7 6.75
Ingredientes 7 8 8 7 7.50
Preço 7 6 6 6 6.25
PONTUAÇÃO FINAL 6.83 6.67 6.67 6.83 6.75
CUSTO TOTAL 8.5 €
Filed under: Francesinhas 15 Comments
10May/110

Vencedor Passatempo “FAZ TU MESMO”

francesinha_ruivale1-300x292

Desafio lançado. Os nosso leitores responderam com primor. A decisão não foi fácil, mas chegamos a um consenso. Pela descrição minuciosa e pela qualidade dos ingredientes, é com enorme prazer que vos apresentamos o nosso vencedor, de seu nome Rui Vale. Dedicado ao audiovisual profissionalmente, o bichinho da culinária desde cedo está bem presente na vida deste amante de Francesinhas. Desde a escolha dos ingredientes até à confecção do molho, tudo é pensado e elaborado ao pormenor. Sem dúvida um vencedor promissor.

 

A surpresa que tínhamos preparada para o nosso vencedor era sem mais nem menos uma Reportagem para a RTP. Sem dúvida um primeiro passo para a fama. Uma oportunidade para promover a 'nossa' mais que tudo. Depois de esta ter sido eleita entre as 10 melhores sanduíche do Mundo. O Rui acedeu prontamente ao desafio e recebeu-nos com muita simpatia, bem ao jeito Portuense que o Projecto Francesinha tanto gosta.

Facilmente agendamos horários e o cenário para as gravações. Tudo pronto. O nosso 'Master Chef' aquece, a RTP regista o momento para a posteridade, o Projecto Francesinha prepara-se para entrar em jogo. Um final de tarde animado. A conversa flui. Finaliza-se a preparação do molho. Os ingredientes tradicionais e de qualidade são preparados e colocados de forma profissional na 'montagem' da Francesinha. A RTP grava. O Projecto Francesinha responde às dúvida da repórter e aos comentários do 'Master Chef'.

Passamos à prova. Sim, foi uma prova. Um molho de fazer inveja a muitos 'profissionais' da culinária. O molho era picante e de espessura no ponto. Cor perfeita. Uma explosão agradável de sabores invade as nossas bocas. Todos somos unânimes, uma Francesinha com 'pernas' para ir longe. Como qualquer obra de arte, necessita de uns retoques finais, mas é um excelente protótipo de partida. Muitos Parabéns Rui!

Desde já agradecemos a todos os que participaram! Fiquem com a reportagem na íntegra AQUI (minuto 6:14)
Não deixem de acompanhar as nossas aventuras. Teremos para breve mais novidades !

Filed under: Francesinhas No Comments